A Praia do Paraíso vai hastear pela primeira vez a Bandeira Azul, no total são dez na frente atlântica de Almada
A Praia do Paraíso vai exibir pela primeira vez a Bandeira Azul. Esta é uma das dez praias da Costa da Caparica que, esta época balnear, recebem o símbolo que valoriza a dedicação do município, concessionários e comunidade para com a salvaguarda do ambiente.
A cerimónia decorreu na passada sexta-feira, no Paraíso, também considerada “Praia Acessível”, distinção atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Este galardão assegura que as praias que o exibem garantem condições de acessibilidade e viabilizam a utilização por todas as pessoas, independentemente de dificuldades de locomoção.
A Bandeira Azul, que foi erguida pela presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação como símbolo de qualidade ambiental a praias que cumpram critérios em quatro grupos: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.
Outro reconhecimento atribuído às praias é a Bandeira Qualidade de Ouro, a qual vai estar presente nas 22 praias, 17 áreas balneares do concelho.
Este ano a praia da Cova do Vapor, na Trafaria, e São João da Caparica/Praia do Norte, na Costa da Caparica, juntam-se às 15 áreas de praias já distinguidas o ano passado. Esta bandeira é atribuída anualmente pela associação ambientalista Quercus, tendo em conta qualidade de excelência da água do mar.
Estes reconhecimentos fazem do concelho de Almada o segundo mais galardoado do País, sendo Vila Nova de Gaia o primeiro.
As praias do município que exibem este ano a Bandeira Azul são a do CDS, Dragão Vermelho, Infante, Mata, Praia Nova, Bela Vista/Nova Vaga, Rainha, S. João da Caparica, Santo António, Sereia e Tarquínio/Paraíso.
A Bandeira Qualidade Ouro vai estar nas praias Bela Vista/Nova Vaga, Cabana do Pescador, Castelo, CDS/Santo António, Cova do Vapor, Fonte da Telha, Infante, Mata, Morena, Praia Nova/Nova Praia, Rainha, Rei, Riviera, S. João da Caparica/Praia do Norte, Saúde, Sereia e Tarquínio e Paraíso/Dragão Vermelho.
Consideradas como Praias Acessíveis são o Paraíso e Rainha.