Almoço de homenagem a Carlos Matias Ramos juntou figuras da esquerda à direita, de autarcas a ex-ministros
Carlos Matias Ramos, ex-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, que foi o nome de referência na ‘Plataforma Aeroporto BA6 Montijo Não’, foi homenageado, por ocasião dos 80 anos de idade, com um almoço que juntou, no Seixal, muitas dezenas de pessoas, entre autarcas do PCP a ex-ministros, do PSD e do PS.
Entre os muitos presentes estiveram os autarcas e ex-autarcas comunistas Paulo Silva, Joaquim Santos e Alfredo Monteiro (Seixal), André Martins (Setúbal e presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal), Álvaro Amaro (Palmela), Francisco Jesus (Sesimbra), Rui Garcia e João Lobo (Moita), Carlos Humberto de Carvalho (Barreiro) e Carlos Coutinho (Benavente), o antigo autarca e sindicalista José Luís Judas (Cascais), o ex-secretário-geral da CGTP Arménio Carlos ou os antigos ministros Luís Mira Amaral (PSD) e António Mendonça (PS), que é agora Bastonário da Ordem dos Economistas.
A homenagem, promovida pela ‘Plataforma BA6 Montijo Não’, que esteve na linha da frente na luta pela localização do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, pela Ordem dos Engenheiros e pela Câmara Municipal do Seixal, teve lugar, na sexta-feira, na Sociedade Filarmónica União Seixalense.
O encontro juntou ainda muitos outros convidados como o General Carlos Brás, o ex-deputado Bruno Dias, o antigo presidente da Câmara de Loures, Demétrio Alves, a secretária-geral da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Sofia Martins, ou o director-geral da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), Nuno Silva Maia.
O presidente da Câmara do Seixal enalteceu o percurso profissional e cívico de Matias Ramos. “É, sem dúvida, um grande exemplo de cidadania que está a passar para as novas gerações. É de exemplos como o senhor que o país precisa.”, atirou Paulo Silva directamente para o homenageado.
O autarca do Seixal recordou também o papel dos ex-presidentes das câmaras do Seixal, Joaquim Santos, e da Moita, Rui Garcia, que, no anterior mandato autárquico, vetaram a decisão de localização do aeroporto na Base Aérea do Montijo. “O direito de veto das autarquias impediu que se cometesse um erro estratégico não só para a Área Metropolitana de Lisboa mas também para o país”, sublinhou o eleito comunista do Seixal.
Plataforma alerta para “cláusulas leoninas” da Vinci
Carlos Encarnação, em nome da ‘Plataforma Cívica Aeroporto BA6 Montijo Não’, recordou que a luta deste movimento contra a localização do aeroporto no Montijo começou quando já todos pensavam que a decisão Portela + 1 seria a opção. “Há 7 anos, quando criámos a plataforma, nunca imaginámos que chegaríamos onde chegámos [à decisão pela localização no Campo de Tiro de Alcochete], considerando o poder político e económico que estava do outro lado”, disse o responsável que deixou um aviso sobre o processo de negociação entre o Governo e a ANA Aeroportos de Portugal, empresa detida pela francesa Vinci. “O Governo deixa transparecer que poderá aceitar cláusulas leoninas impostas pela concessionária”, alertou.
Encarnação classificou a homenagem como “merecida, de afecto, respeito, amizade e reconhecimento de uma vida dedicada ao serviço da técnica, da ciência, do interesse público e da cidadania”.
O homenageado, que não escondeu a emoção, pegou na deixa para acrescentar que os prazos e as primeiras questões colocados pelo Governo à ANA, nesta fase pré-contratual para a construção do novo aeroporto, são apenas “uns chutos à baliza antes do jogo começar”. Carlos Matias Ramos está preocupado com as “fragilidades do Estado enquanto concedente” e avisa que a construção no Campo de Tiro de Alcochete ainda não está garantida. “Não podemos baixar os braços, nada está inteiramente conquistado. A história recente tem-nos mostrado que decisões de um determinado governo são alteradas pelo governo seguinte”, alertou.
No final, os autarcas Paulo Silva e Joaquim Santos, do Seixal, assim como André Martins, presidente da AMRS, entregaram lembranças ao aniversariante e homenageado.