Conferência vai contar com a participação de profissionais e representes de grandes empresas da região
O estado de implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no distrito de Setúbal vai estar em cima da mesa no debate promovido pela Delegação Distrital de Setúbal da Ordem dos Engenheiros, que vai reunir profissionais e empresas a 15 de Outubro, pelas 17h30, no Fórum Cultural de Alcochete.
A conferência, que conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS), vai ainda analisar e avaliar o papel da Engenharia para o sucesso do PRR na região, papel este que o sector considera “crucial”.
“O distrito de Setúbal apresenta um tecido empresarial ávido por inovação, por isso, colocar a Engenharia no centro da discussão do PRR é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e económico da região”, considera António Carias de Sousa, presidente do conselho directivo da OERS. E acrescenta: “Só com um debate participado e transparente podemos garantir que o PRR é o motor de mudança, e continuaremos a trazer para o debate as reformas e os investimentos que impactam de forma positiva o País”.
António Carias de Sousa realça ainda que o PRR “assenta, em grande parte, na concretização de projectos de base tecnológica e infra-estrutural, áreas onde a Engenharia detém conhecimento técnico especializado”. Ou seja, esta área do conhecimento “é responsável pelas mais diversas vertentes como a concepção e desenvolvimento de soluções inovadoras, a gestão eficaz de projectos, o acompanhamento técnico especializado desde a fiscalização ao acompanhamento técnico, ou mesmo a promoção da colaboração entre diferentes áreas como a arquitectura, o ambiente, a economia e as ciências sociais”.
Sobre as conclusões advindas desta conferência, o presidente do conselho directivo da OERS adianta a O SETUBALENSE que, sendo estas resultado da participação de todos na discussão e partilha de ideias sobre o PRR, “serão cuidadosamente analisadas”.
Além disso, a OERS “estará disponível para colaborar com as entidades locais, nomeadamente os municípios que o requeiram. É exactamente esse um dos objectivos do protocolo assinado com a Câmara Municipal de Alcochete. Este é um passo crucial para reforçar a importância da Engenharia no desenvolvimento da região e na proximidade e disponibilidade dos Engenheiros para o desenvolvimento do País”.
Representantes da região
O encontro vai contar com um painel de discussão composto por representantes de destaque da região, e das empresas The Navigator Company, Ascenza e do Instituto Politécnico de Setúbal.
Com a moderação a cargo de Carlos Mineiro Aires, representante da recém-criada Fundação da Construção, estas empresas “irão partilhar as suas experiências e perspectivas sobre a aplicação do PRR e o impacto deste plano estratégico no desenvolvimento local”, refere nota de Imprensa da OERS.
A sessão de abertura da conferência estará a cargo de André Vilelas, delegado distrital de Setúbal da OERS, e de António Carias de Sousa como presidente do conselho directivo da OERS e será seguida de uma apresentação por parte do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.
O Plano de Recuperação e Resiliência consiste num conjunto de reformas e investimentos que absorvem actualmente 22.216 milhões de euros de financiamento, distribuídos por 16.325M€ de subvenções 5.891M€ de empréstimos, e que têm como objectivo melhorar o desenvolvimento económico e social do País de forma justa, equitativa e sustentável.
A Ordem dos Engenheiros tem cerca de 61 mil membros, mais de metade estão inscritos na Região Sul.
Programa
17h30 – Recepção aos participantes
18h00 – Sessão de Abertura
– André Vilelas, Delegação Distrital de Setúbal da OERS
– António Carias de Sousa, presidente do conselho directivo da OE-Região Sul
18h15
Conferência – Perfil dos investimentos PRR no Distrito de Setúbal: processo transformador?
– Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR
19h00
Painel de debate
Moderador – Carlos Mineiro Aires, representante da Fundação da Construção
– António Sequeira, director de Projectos na The Navigator Company
– Josué Clemente, gestor de Inovação na Ascenza
– José Luís Sousa, professor do Instituto Politécnico de Setúbal
19h45
Sessão de Encerramento
– Lídia Santiago, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros
– Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete