Emanuel Costa eleito primeiro-secretário metropolitano de Lisboa

Emanuel Costa eleito primeiro-secretário metropolitano de Lisboa

Emanuel Costa eleito primeiro-secretário metropolitano de Lisboa

Nome do montijense, que já havia sido aprovado pelo Conselho Metropolitano de Lisboa, foi também ratificado nas 18 assembleias municipais da AML com 65% dos votos a favor

Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) elegeram ontem (segunda-feira) Emanuel Costa como primeiro-secretário metropolitano de Lisboa. O socialista do Montijo sucede no cargo ao comunista do Barreiro, Carlos Humberto.

- PUB -

A eleição de Emanuel Costa vem confirmar a notícia avançada em primeira-mão por O SETUBALENSE, em 21 de novembro último, a dar conta de um acordo tripartido, entre PSD, PS e CDU, para que o montijense viesse a assumir a liderança da Comissão Executiva Metropolitana.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a AML salientou que a votação que elegeu Emanuel Costa decorreu em simultâneo nas assembleias municipais dos 18 municípios que compõem a AML.

O nome de Emanuel Costa tinha sido aprovado pelo Conselho Metropolitano de Lisboa, em 18 de dezembro, que validou uma lista ordenada de candidatos a membros da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa. Esta lista foi aprovada em todas as 18 assembleias municipais, com 65% de votos a favor, salientou a AML.

- PUB -

Além de Emanuel Costa, como primeiro-secretário, foram ainda eleitos como secretários executivos metropolitanos Filipa Guimarães, Ricardo Teixeira, Cristina Escórcio e Vasco Teles Touguinha.

Emanuel Costa, técnico superior da administração local, é já atualmente membro da comissão executiva da AML, que cessa funções neste mês, e pertenceu a todas as comissões executivas da AML desde que teve início o atual regime jurídico das áreas metropolitanas. Foi também membro da extinta Assembleia Metropolitana de Lisboa e autarca no concelho do Montijo.

A sessão de tomada de posse está agendada para a próxima quinta-feira, na sede da AML, durante a reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, liderado por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

- PUB -

Já Carlos Humberto transita para a presidência do conselho de administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), cargo para que foi eleito no passado dia 12, conforme noticiado também por O SETUBALENSE. O barreirense vai tomar posse em 1 de fevereiro.

Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira. Com Mário Rui Sobral

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não