12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Eleições Europeias | Conheça o roteiro das caravanas partidárias por Setúbal

Eleições Europeias | Conheça o roteiro das caravanas partidárias por Setúbal

Eleições Europeias | Conheça o roteiro das caravanas partidárias por Setúbal

PS inicia e fecha acções no distrito. CDU é a força que vai estar mais vezes na região. AD no Mercado do Livramento e em Almada. Cabeça-de-lista da IL vota em Setúbal

Dos 720 eurodeputados a eleger pelos 27 estados-membros, Portugal contribui com 21. E é com a perspectiva de alcançar a maior quota-parte desse número de lugares a que têm direito no Parlamento Europeu, que os partidos políticos vão andar, já a partir desta segunda-feira, numa “lufa-lufa” a calcorrear o território luso de lés a lés, em geral, e o distrito de Setúbal, em particular. Objectivo: convencerem eleitorado para chamarem a si o máximo de “cruzinhas” nos boletins de voto das eleições de 9 de Junho próximo.

- PUB -

A “verdadeira” campanha arranca agora e para o PS – força mais votada nesta região e no País nas europeias de 2019, conseguindo eleger 9 dos 21 eurodeputados portugueses – as acções de rua começam pelo distrito de Setúbal. A caravana socialista, de acordo com o desenho da volta anunciado pelo partido, vai andar pela região neste primeiro dia oficial de campanha com várias caras bem conhecidas – a participação do secretário-geral Pedro Nuno Santos está assegurada, tal como as presenças de Marta Temido, cabeça-de-lista, e Ana Catarina Mendes, que ocupa o terceiro lugar da lista. Confirmada para esta segunda-feira está a realização de um almoço em Alcochete com todos os presidentes de câmara e um comício à noite em Almada. O partido da “mãozinha” voltará a mostrar-se no distrito de Setúbal e em Lisboa no dia de encerramento da campanha, 7 de Junho.

Mais cedo arrancou a Aliança Democrática (AD), coligação formada por PSD, CDS e PPM, que tem a próxima quarta-feira, 29, marcada na agenda para o distrito setubalense. O dia para PSD – que elegeu seis eurodeputados em 2019, mas que na região foi apenas a quarta força mais votada – e CDS (que conseguiu um eurodeputado) inicia-se no território do Sado e termina em Santarém. E há a perspectiva de o líder social-democrata Luís Montenegro poder comparecer, pelo menos, numa de duas acções que o cabeça-de-lista Sebastião Bugalho tem confirmadas em agenda: visitas ao Mercado do Livramento e, depois, a Almada.

Um destaque à esquerda e um estreante à direita

- PUB -

Setúbal, a par de Lisboa e Porto, será um dos distritos de aposta forte da campanha do Bloco de Esquerda (BE), que tem Catarina Martins como cabeça-de-lista. O BE foi o terceiro partido mais votado nas eleições anteriores (conseguiu dois eurodeputados), à frente, em número de votos, da CDU, que obteve igual número de eleitos para o Parlamento Europeu (dois). No distrito setubalense, as posições inverteram-se: a CDU foi a segunda força mais votada; e o BE a terceira.

A CDU, cuja lista é encabeçada por João Oliveira, destaca-se por ser a força partidária que mais vezes vai estar no distrito de Setúbal. Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, tem presença garantida na maioria dos grandes eventos e João Oliveira tem confirmados três dias dedicados a esta região. A caravana da CDU tem paragem em Setúbal e um comício em Beja programados para quinta-feira. Setúbal volta a ser destino no domingo, para a realização de um comício. E no dia 7, no fecho da campanha, a CDU realiza duas arruadas, no Barreiro e em Lisboa, e um comício no Seixal.

O PAN, que conseguiu um eurodeputado nas últimas eleições e que se apresenta agora a votos com Pedro Fidalgo Marques como cabeça-de-lista, só vai deslocar-se ao distrito sadino nesta terça-feira. A visita contempla uma passagem pelo Porto de Sines.

- PUB -

Já o Chega, que se estreia em europeias e com aspirações elevadas face ao último resultado alcançado nas legislativas, tem prevista uma única passagem pelo distrito, com uma arruada no Seixal que está agendada para domingo. O cabeça-de-lista é Tânger Corrêa.

Também com perspectivas de crescimento apresenta-se a Iniciativa Liberal (IL), com Cotrim de Figueiredo a encabeçar a lista e a liderar a caravana do partido que vai estar em Setúbal no domingo. O bracarense irá exercer o direito de voto de forma antecipada nesse mesmo dia (2 de Junho) em Setúbal.

No boletim de voto em Portugal, para estas eleições europeias, constam no total 17 forças políticas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -