Crimes violentos crescem no distrito acima da subida da criminalidade geral

Crimes violentos crescem no distrito acima da subida da criminalidade geral

Crimes violentos crescem no distrito acima da subida da criminalidade geral

Total de crimes na região aumentou 1,7%, mas os actos de natureza violenta subiram 4%. Violência doméstica é o crime mais participado

A criminalidade em 2025 aumentou 1,7% no distrito de Setúbal, em relação ao ano anterior, mas os crimes tipificados como violentos cresceram 4,0%, segundo os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

- PUB -

Em termos de criminalidade geral – que engloba todas as tipologias de crimes –, foram registadas no distrito de Setúbal 34 055 participações pelas forças de segurança, ou seja, mais 561 do que em 2024, o que traduz um aumento de 1,7%, abaixo do crescimento de 3,1% verificado a nível nacional.

A criminalidade subiu em 14 distritos e diminuiu em quatro (Portalegre, Faro, Braga e Guarda) e nas ilhas. Setúbal foi, de entre os 14, o segundo distrito com menor aumento de crimes, só atrás de Beja, onde o crescimento foi de 0,8%. Ainda assim, na última década, pior do que o resultado apurado em 2025 só mesmo o registado em 2023, ano em que foram reportadas no distrito de Setúbal 35 310 participações.

A violência doméstica contra cônjuge ou análogos continuou a ser em 2025 o tipo de crime com maior número de participações (2 384) no distrito de Setúbal, apesar de se ter registado uma diminuição de 6,9% comparativamente com 2024. Seguiram-se, com mais participações, a ofensa à integridade física voluntária simples com 2 231 casos (decresceu 2,5% face a 2024), a condução sem habilitação legal com 1 945 (aumentou 61,0%), a condução sob efeito de álcool com 1 658 (cresceu 53,2%) e a ameaça e coação com 1 582 (diminuiu 6,3%).

- PUB -

No documento é sublinhado que os crimes de furto e de roubo assumem maior expressão nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal e que a criminalidade violenta, grave e grupal associada a grupos juvenis continua a ter maior incidência na Área Metropolitana de Lisboa e no distrito de Setúbal.

Criminalidade violenta
A criminalidade violenta e grave em 2025 decresceu 1,6% no País, relativamente ao ano anterior, porém, no distrito de Setúbal aumentou 4,0%. Foram registadas, no distrito de Setúbal, 1 641 participações de crimes que integram esta tipologia e que comparam com as 1 578 reportadas em 2024 – uma diferença de 63, traduzida assim no aumento de 4,0%.

Setúbal foi o terceiro distrito com menor crescimento percentual de crimes violentos e graves de entre os 11 que registaram subidas, atrás de Évora e Bragança (com aumentos de 1,3% e 1,4%, respetivamente). Beja e Vila Real foram os distritos com maior crescimento percentual de crimes reportados (17,6% e 17,3%, respetivamente).

- PUB -

Quando se olha para os registos da criminalidade violenta e grave no distrito de Setúbal da última década, só foram registados mais casos do que em 2025 em dois anos: em 2023, ao terem sido reportadas 1 684 participações, e em 2016, quando essa contabilidade se cifrou nas 1 858.

O roubo na via pública exceto por esticão foi o tipo de crime violento e grave mais participado no distrito de Setúbal, com 704 casos registados, o que reflete um aumento de 3,4% em relação a 2024. Logo atrás, com maior número de participações, surge o roubo por esticão, com 227 casos (cresceu 2,3%), e a resistência e coação sobre funcionário, com 225 (aumentou 49,0%). Registou-se ainda 112 casos de ofensa à integridade física voluntária grave (menos 5,9% do que em 2024), 58 participações de roubo em edifícios comerciais ou industriais (menos 3,3%) e 57 casos de violação (mais 5,6%).

Crimes por concelho
A criminalidade aumentou em nove concelhos do distrito de Setúbal (Seixal, Setúbal, Barreiro, Montijo, Sesimbra, Santiago do Cacém, Sines, Grândola e Alcochete) e diminuiu em quatro (Almada, Moita, Palmela e Alcácer do Sal). Em 2025, o “pódio da criminalidade” manteve-se inalterado na região.

Almada continua a ser o concelho do distrito de Setúbal com mais crimes participados, apesar de ter sido o que teve maior diminuição no número de casos reportados: em 2025 registou 6 682 participações, menos 752 do que em 2024.

Seixal mantém a segunda posição com 4 893 participações de crimes (mais 345 do que no ano anterior), logo seguido do concelho de Setúbal com 4 520 (mais 294).

Com um ligeiro aumento (mais 16 casos reportados, face a 2024), o Barreiro continua na quarta posição com 3 302 crimes participados.

O Montijo com 2 518 (mais 194 crimes em relação ao ano anterior) galgou de sétimo para quinto concelho do distrito com mais participações registadas. Palmela é agora o sexto concelho com mais criminalidade (2 474 casos), fruto de uma ligeira diminuição de ocorrências participadas (menos 19). Moita também registou uma diminuição e vem logo atrás com 2 342 participações (menos 61 do que em 2024) – deixou de ser o sexto concelho com mais crimes reportados para passar a ser o sétimo.

Sem alterações nas posições que ocupavam, seguem-se Sesimbra com 2 177 (mais 85 participações registadas face a 2024), Santiago do Cacém com 1 115 (mais 114 casos), Sines com 1 035 (mais 149), Grândola com 741 (mais 27), Alcochete com 647 (mais 41) e Alcácer do Sal com 588 (menos 27 casos reportados).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não