20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Construção de hospitais em destaque nos investimentos do Governo para a região

Construção de hospitais em destaque nos investimentos do Governo para a região

Construção de hospitais em destaque nos investimentos do Governo para a região

Construção de hospitais em destaque nos investimentos do Governo para a região

 

A proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) já está cá fora e são já conhecidos os investimentos que, um pouco por todo o distrito, prevêem a melhoria nas questões da saúde, mobilidade e habitação.

Os maiores destaques são os investimentos no sector da Saúde, nomeadamente para dois hospitais, Setúbal e Seixal, e ainda, para as três novas Unidades Locais de Saúde, de Almada-Seixal, Arrábida e Arco Ribeirinho.

No total do investimento, ao nível da Saúde na nossa região, a verba vai ser superior a 28 milhões 359 mil euros. Em 2024 vão ser investidos 27 milhões de euros no novo Hospital do Seixal, depois de a verba do orçamento de 2023 ter sido de 1 milhão de euros. Nos anos seguintes o investimento na construção do novo hospital vai continuar, até ao total de
88 milhões.

O Governo prevê “lançar concurso para o Hospital de Proximidade do Seixal”, informação que pode ser consultada no documento do OE2024.

Já no Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), designadamente no Hospital de São Bernardo, o ano que vem prevê a aplicação de 1 milhão de euros, depois de este ano terem sido 17 milhões. As verbas integrais para o novo edifício vão ser na ordem dos 28 milhões de euros. Recorde-se que, no final do mês de Março, arrancaram as obras de ampliação do Hospital de Setúbal com vista à construção de um novo edifício que vai receber as especialidades materno-infantis.

O Executivo propõe “acompanhar as importantes obras em curso na requalificação das maternidades públicas, no novo edifício do Hospital de S. Bernardo do Centro Hospitalar de Setúbal”.

Espera-se ainda a transferência de um montante que ronda os 154 mil euros para a Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, cerca de 109 mil euros para a Unidade Local de Saúde da Arrábida, e ainda, 96 mil euros para a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho.

Infra-estruturas e ensino Superior também merecem atenção

As infra-estruturas e os transportes ferroviários são duas outras áreas a que o Governo destina verbas no próximo ano. No âmbito da Rede Ferroviária Nacional, destaca-se a linha de Sines a Caia, onde se prevê a ligação às Ermidas-Sado, em Santiago do Cacém.

“Em 2024 dar-se-á seguimento ao ambicioso programa de investimentos na requalificação e modernização da Rede Ferroviária Nacional, alicerçada na conclusão dos empreendimentos do Programa de Investimentos Ferrovia 2020 e no desenvolvimento das iniciativas contempladas no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030).

Destacam-se como principais intervenções em curso, em fase adiantada de concretização (…) a modernização da Linha de Sines”, avança o documento de 389 páginas.

Sobre este assunto o primeiro-ministro António Costa disse, na passada sexta-feira em Gondomar, que, a ser realizado, o “investimento da linha entre Sines e Caia é o maior dos últimos 100 anos na ferrovia”.

Já no âmbito rodoviário, em 2024, é esperado um investimento de 24 milhões de euros, de um total de 58 milhões, no Itinerário Principal 8 (IP8) na ligação com a Auto-estrada
26 (A26), no sentido de aumentar a capacidade da ligação entre Sines e a Auto-estrada 2 (A2).

No Ensino Superior, e falando na região, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber uma verba de 1 milhão 631 mil e 606 euros no campo das “Transferências para entidades não integradas no sector da Administração Central”. Nos Serviços de Acção Social do IPS vão ser ainda dirigidos 5 mil euros.

Outra das medidas é dirigida aos estudantes bolseiros deslocados que estejam a frequentar o ensino superior público com vista a que os “complementos pagos” estejam “de acordo com o preço médio do alojamento privado praticado nas diferentes cidades do País”.

Assim, e de acordo com a percentagem do indexante dos apoios sociais (IAS), os alunos vão receber apoios na ordem dos 336,30 euros (para se alojarem nos concelhos de Setúbal e Almada), 288,26 euros (Barreiro) e 264,24 euros nos “demais concelhos não incluídos nos escalões anteriores”.

Ao nível de outros projectos sabe-se que o Governo tem intenção de avançar com a “expansão das áreas naturais a salvaguardar na Zona Especial de Conservação do Estuário do Sado e a criação da Zona Especial de Conservação da Costa de Setúbal”.

Estas propostas podem ainda sofrer alterações tendo em conta que o OE2024 só é votado na globalidade a 29 de Novembro. Antes disso esperam-se ainda as audições parlamentares dos ministros das Finanças e do Trabalho – a 26 e 27 de Outubro –, e, a discussão na generalidade, que decorre na Assembleia da República nos dias 30 e 31 de Outubro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -