Edição especial procura honrar os fundadores do festival onde se pode contar com as habituais masterclasses e exposições
De hoje, 8 de Novembro e até domingo, o Festival Internacional de Clarinete António Menino vai ouvir-se no Fórum Cultural de Alcochete. Trata-se de um festival criado em 2021 e que foi renomeado em homenagem ao maestro António Menino que morreu em Janeiro deste ano.
“Nesta edição especial, que procura honrar os fundadores deste festival, o público pode contar com as habituais masterclasses e exposições de material e concertos”, refere a autarquia em nota e Imprensa.
Na edição deste ano, os professores convidados para as masterclasses são António Saiote, professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto; Jérôme Voisin, clarinete solista na Orchestre Philharmonique de Radio France e professor em Paris-Boulogne Pôle Supérieur; Justo Sanz, professor catedrático no Real Conservatorio Superior de Música de Madrid; Luís Gomes, professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Universidade de Évora.
Como habitual, os workshops irão decorrer na sede da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, onde estará também patente a exposição de material.
Hoje, sexta-feira, às 21h30, a abrir o festival está em palco a Banda da Armada, da qual António Menino fez parte mais de 30 anos, dirigida pelo maestro Capitão-de-Fragata Délio Gonçalves, contando com os solistas Justo Sanz, Tiago Menino e 1SAR B Filipe Dias.
No sábado, às 18h30, toca a Banda de Alcochete dirigida pelo maestro Mitchell Fennell, grande amigo de António Menino, que virá da Califórnia para estar presente no festival, e acompanhará Luís Gomes e Jérôme Voisin.
Domingo, às 18h30, actua o Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, dirigido pelo maestro Alberto Roque que irá apresentar um programa especial, “Celebrando António Menino e Marcos Romão”. Marcos Romão foi o primeiro professor de António Menino quando ingressou no Conservatório Nacional. Neste concerto os solistas são António Saiote, Tiago Menino, Hélder Gonçalves e Paulo Gaspar.
“Vão ser três dias repletos de música e emoção, recordando António Menino, o homem que sonhou transformar o Festival Internacional de Clarinete de Alcochete e que tornou esse sonho realidade”, sublinha a mesma nota de Imprensa da autarquia.
Com entrada gratuita e sem reservas, os bilhetes podem ser levantados em cada dia, a partir das 09h00, na bilheteira do Fórum Cultural de Alcochete.