26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Cidade já está em contagem decrescente para sete dias de tradição e devoção

Cidade já está em contagem decrescente para sete dias de tradição e devoção

Cidade já está em contagem decrescente para sete dias de tradição e devoção

Legenda 1

Festas de São Pedro do Montijo. Anjos, Bárbara Bandeira e Mariza são cabeças-de-cartaz. Vertentes religiosa e tauromáquica são imagem de marca

Sete dias, sete palcos e um total de 132 eventos. As Festas Populares em Honra de São Pedro, no Montijo, arrancam na próxima terça-feira e prolongam-se até 1 de Julho. Na cidade já começou a contagem decrescente para a edição deste ano das principais festividades do concelho. Três nomes fortes da canção nacional centram atenções: Anjos, Bárbara Bandeira e Mariza são cabeças-de-cartaz de um programa também marcado pelas vertentes religiosa e tauromáquica.

- PUB -

Os preparativos logísticos continuavam ontem a ser ultimados. Já montado está o arraial ao longo da extensão da Avenida dos Pescadores – onde produz efeito de maior beleza – e na Praça da República, onde se situa a Igreja Matriz que também conta com decoração luminosa a rigor. Resumindo: já cheira a festa no Montijo e entre boa parte da população é fácil de se perceber o sentimento de ansiedade com o aproximar da chegada dos dias do ano mais aguardados por muitos.

A actuação da dupla Anjos, constituída pelo irmão Rosado, no palco da zona ribeirinha marca o primeiro dia das comemorações (ver programa na íntegra nas págs. 14 e 15), que inclui espectáculos de dança, artes marciais e música, além da sempre frenética arruada com Bibe Eléctrico. Antes de tudo, o “tiro de partida” (leia-se, abertura oficial dos festejos) tem lugar pelas 19 horas frente aos Paços do Concelho.

Da programação de quarta-feira, 26, destacam-se a demonstração da Unidade Cinotécnica da Base Aérea n.º 6, no Parque Municipal, logo pela manhã, e à noite uma aula prática de toureio, na Praça de Toiros, os espectáculos com Sinfonia & Eventos (palco Praça da República), Chave d’ Ouro (palco da Avenida) e Martim d’ Aires (palco Arraial dos Pescadores).

- PUB -

Para a noite de quinta-feira, 27, está reservado outro dos pontos altos no que toca a actuações artísticas: Bárbara Bandeira sobe ao palco da zona ribeirinha pelas 22h30, à mesma hora que actua a Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo (no palco da Praça da República).

Procissões marcam dia 29

No quarto dia das festividades, sexta-feira, 28, realizam-se outros dos momentos mais marcantes: a tradicional Corrida de Toiros de São Pedro, na Monumental Amadeu Augusto dos Santos, seguida da Grande Noite de Comes e Bebes (Rua Joaquim de Almeida) e a Noite do Pescador (Avenida dos Pescadores), ambas a partir da meia-noite.

- PUB -

Os destaques do dia 29, sábado, recaem nas Procissões Fluvial (saída do cais às 9 horas e recepção às 11 horas) e Nocturna (21h30). A manifestação religiosa à noite, de resto, redunda habitualmente numa das maiores enchentes no centro da cidade, com, sobretudo, a Avenida dos Pescadores a ser “engolida” por milhares de visitantes.

Para dia 30, domingo, está agendado o VIII Concurso de Embarcações Engalanadas (11 horas), o desfile de marchas populares (21 horas) – que além dos grupos dos projectos seniores do concelho vai contar também com as participações do Grupo Desportivo de Ribeira de Frades, ANAU, Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana e Grupo Desportivo Setubalense Os 13 – e ainda a II Grande Noite de Fados (22 horas).

O último dia, segunda-feira, 1 de Julho, é marcado pela actuação de Mariza (22 horas) no palco da zona ribeirinha. O fogo-de-artifício com queima do batel, à meia-noite, encerra as festividades.

Ao longo dos sete dias, a animação vai ser uma constante nos palcos da Quadrada, do Motoclube e da Dance Fusion. As Festas de São Pedro têm um orçamento superior a 400 mil euros.

Festa brava Corrida com cartel de luxo, largadas e aula prática de toureio


A vertente tauromáquica assume-se como uma das mais fortes expressões nas Festas de São Pedro, no Montijo. À habitual corrida de toiros – este ano estavam previstas duas, mas uma acabou por ser cancelada pela empresa responsável (Toiros com Arte) – somam-se as sempre muito concorridas largadas de toiros na Rua Joaquim de Almeida. Este ano voltam a cumprir-se oito largadas, quatro das quais precedidas de entradas de toiros. Nota também para a aula prática de toureio de avaliação com reses bravas, organizada pela Escola Taurina do Montijo na Monumental Amadeu Augusto dos Santos (as entradas são gratuitas). Quanto à corrida de toiros, vão mostrar-se ao público os cavaleiros Gilberto Filipe, João Moura e Miguel Moura, António Telles e António Telles filho, Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr., que vão disputar o troféu José Samuel Lupi, na celebração dos 20 anos de alternativa do toureiro da região. O espectáculo conta com concurso de ganadarias, com sete toiros. As pegas vão estar a cargo dos Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo, que vão lutar pelo troféu José Luís Horta (Maxinó).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -