Evento tem lugar na página de Facebook das bibliotecas
O refrão do poema de José Gomes Ferreira na canção “Jornada”, do compositor Fernando Lopes-Graça, serve este ano de mote ao ciclo de conversas online que a Câmara da Moita vai promover, entre os dias 1 e 8 de Março, na página de facebook das bibliotecas municipais, numa iniciativa que se insere no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
As conversas e reflexões no feminino “Vozes ao Alto”, vão reunir oito mulheres convidadas pelo município para abordar “temas fraturantes no actual contexto que o país e, naturalmente o concelho da Moita vivem”, refere a autarquia. A conciliação entre a vida profissional, a vida familiar e o teletrabalho, a situação social das mulheres na actual conjuntura, bem como a precariedade do mercado de trabalho, a criatividade e a arte em tempos de pandemia ou as migrações, serão algumas das temáticas a analisar no decorrer destas conversas.
“Expor ideias, interrogar a realidade e oferecer diferentes olhares sobre estas importantes temáticas” são os objectivos desta iniciativa daquela câmara, que visa igualmente “contribuir para o debate e análise de um futuro em que todos e todas são chamados/as a participar”.
A bailarina, coreógrafa e professora de dança Marina Popova (dia 1), Sílvia Filipe Martinho (dia 2), a estudante e membro do Grupo de Teatro Os Zecas, Mariana Bárbaro (dia 3) e a professora de apoio educativo Carla Filipa Rosa (dia 4), são as primeiras convidadas a intervir neste ciclo de conversas.
No dia 5, será a bombeira de 3ª na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários as Moita a intervir no evento, seguindo-se Isabel Guerreiro (dia 6), trabalhadora nas áreas de animação e ocupação dos utentes no Lar São José Operário e Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. A anteceder o Dia da Mulher, a conversa no feminino será feita na companhia de Kyrah lé, estudante de Artes Performativas em Londres. A finalizar este evento digital, no dia 8, estará a vereadora Vivina Nunes, responsável pelos pelouros da Educação, Assuntos Sociais e Saúde e Recursos Humanos da Câmara da Moita.