João Lobo será o mandatário escolhido para estas eleições
A Coordenadora Concelhia da Moita da CDU, revelou esta quarta-feira que o actual presidente do município, Rui Garcia, vai voltar a candidatar-se à presidência daquela autarquia nas próximas autárquicas, conforme O SETUBALENSE havia noticiado na edição do último dia 18, que deu também conta da aprovação de Carlos Albino como candidato do Partido Socialista (PS) àquela câmara.
A divulgação, feita pela coligação e que anuncia os seus cabeças-de-lista aos órgãos municipais nas eleições deste ano, inclui Mónica Ribeiro como candidata à Assembleia Municipal que, a ser eleita, irá substituir o autarca João Lobo, com as listas dos comunistas a contarem com o ex-presidente da edilidade moitense e professor como seu mandatário.
A CDU considera, em comunicado, que os seus candidatos “são profundos conhecedores da realidade do concelho” e das suas gentes, das “suas necessidades e aspirações”, sublinhando que “apresentam um vasto trabalho realizado em prol das populações”.
A decisão tomada, explicam, foi determinada pela “honestidade, a competência e capacidade de trabalho” dos eleitos, qualidades que afirmam ser-lhes reconhecidas.
A concelhia considera igualmente que o apoio manifestado pela população ao seu projecto autárquico, que classifica de “diferenciador”, retrata “uma visão de desenvolvimento e de futuro para esta terra de trabalho, liberdade e de luta”.
A opção dos comunistas em recandidatar Rui Garcia, mesmo tendo obtido uma maioria relativa no último ato eleitoral, teve ainda em conta o protagonismo e a luta do autarca comunista contra a vontade do governo em construir o aeroporto no concelho vizinho do Montijo, a par da opinião partilhada pelo edil seixalense, Joaquim Santos, apesar das posições contrárias dos presidentes socialistas Frederico Rosa e Nuno Canta.
Além da candidatura de Rui Garcia pela CDU e de Carlos Albino, pelo PS, também o actual vereador do PSD, Luís Nascimento, estará presente na corrida à liderança daquele município. Para breve, também o Bloco de Esquerda conta divulgar pormenores sobre todos os cabeças-de-lista do seu partido, tendo o autarca Joaquim Raminhos lembrado recentemente que esta é uma decisão que resultará de “uma decisão colectiva”. Confrontado com a sua eventual candidatura, o autarca bloquista não confirmou nem desmentiu esta possibilidade.