O número de casos activos de Covid-19 em Palmela registou uma acentuada descida ontem, comparativamente aos dados divulgados pela Câmara Municipal no último fim-de-semana. No passado sábado, o concelho tinha assinalados 345 infectados, enquanto que ontem este número desceu para 245, existindo uma diferença de menos 100 doentes com o novo coronavírus.
No mesmo período, segundo a informação publicada diariamente pela autarquia na sua página oficial, há ainda a lamentar mais duas mortes. Desde o início da pandemia, o concelho de Palmela já registou 756 casos confirmados de Covid-19, dos quais 475 recuperados e 36 óbitos.
Entre os casos actualmente positivos, há registo de diversos utentes infectados “em estruturas residenciais de idosos”, sendo que “as situações mais críticas estão sinalizadas no Lar dos Ferroviários e Villas Pinhal Novo, no Lar Villa Maryah, na Casa de Repouso Bons Dias e no Lar Maria Helena”. No sentido de mitigar o aumento do número de infectados nestas instituições, o “Serviço Municipal de Protecção Civil continua empenhado nas visitas para verificar o cumprimento dos Planos de Contingência e dos testes de rastreio”.
Há também conhecimento de “alguns casos em Corporações de Bombeiros, estando os restantes elementos do corpo activo a realizarem testes de despiste”. No que diz respeito aos estabelecimentos de ensino palmelenses, “há turmas em isolamento profiláctico”, nomeadamente na “Escola Secundária de Palmela e na Escola Secundária de Pinhal Novo, no Agrupamento José Maria dos Santos e no Agrupamento José Saramago, bem como no Agrupamento de Escolas de Palmela (JI Aires)”.