4 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Câmara do Montijo é a que ‘tem a contabilidade patrimonial mais actualizada no País’

Câmara do Montijo é a que ‘tem a contabilidade patrimonial mais actualizada no País’

Câmara do Montijo é a que ‘tem a contabilidade patrimonial mais actualizada no País’

||

Activo do grupo municipal ultrapassa os 273,4 milhões de euros. 2021 fechado com resultado líquido positivo

 

“Nenhuma câmara no País tem uma contabilidade patrimonial tão actualizada como a do Montijo”. A afirmação foi feita por Nuno Canta, presidente da autarquia montijense, durante a apresentação das contas referentes ao exercício económico de 2021, na reunião pública de quarta-feira passada.

- PUB -

O activo do grupo municipal – que engloba Câmara, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo – ascende a mais de “273,4 milhões de euros” e o passivo “é de apenas 15,8 milhões de euros”, revelou o socialista. Deste valor da dívida, “7,2 milhões correspondem a passivo corrente e 8,6 milhões a não corrente”, detalhou.

Antes, o edil anunciou que a autarquia fechou o último ano com “um resultado líquido positivo de 1,2 milhões de euros” e que transitou para 2022 com um saldo de gerência na ordem dos “11,2 milhões”. Nuno Canta destacou o valor do resultado líquido, já que foi conseguido “apesar da política de abaixamento de impostos, definida para famílias e empresas em 2021”, para combater as dificuldades económicas geradas pelo contexto pandémico.

No que toca à execução orçamental, o grupo municipal conseguiu encaixar uma receita global de “65,5 milhões de euros” e realizar uma despesa total de “54,3 milhões”.

- PUB -

Para o socialista, os números apresentados representam, em termos de gestão autárquica, uma “marca de rigor, de transparência, de seriedade, de contas certas, e do pagamento a tempo e horas a fornecedores e empreiteiros”. Mas não só. Nuno Canta realçou ainda outros factores.

“A redução da dívida da Câmara, que está praticamente em níveis historicamente dos mais baixos de sempre, e também de impostos, além de uma política orçamental em contra-ciclo, com o aumento da despesa do investimento previsto para as infra-estruturas municipais”, adiantou. Os resultados alcançados “desmentem todos os que procuram diminuir o progresso do concelho do Montijo”, atirou.

As contas consolidadas foram aprovadas com os três votos favoráveis dos eleitos do PS e três abstenções da oposição: duas da bancada da CDU e uma da do PSD (os social-democratas não conseguiram colmatar a ausência do vereador João Afonso).

- PUB -

O documento vai ser agora submetido a análise e votação na Assembleia Municipal do Montijo.

 

 

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -