Luta contra pandemia marca trabalho desenvolvido por corporação barreirense
A corporação dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (BVSS), no Barreiro, revelou recentemente os seus dados operacionais relativos a 2020, marcados por um “intensa actividade” no contexto da pandemia do novo coronavírus.
Do total de 37259 doente transportados, 958 incluíram casos de doentes suspeitos ou confirmados de Covid-19 e foram igualmente realizados 12150 transportes de amostras biológicas neste âmbito.
“Estivemos presentes nas mais diversas actividades, prestando os mais diversos serviços à nossa comunidade, participando, em conjunto com várias entidades no enorme esforço colectivo de luta contra a pandemia”, afirma a corporação, realçando que no ano passado interveio de forma “muito particular na área do serviço de saúde”, ao participar na assistência e preservação da saúde de um universo de mais de 58 mil e 830 pessoas.
De acordo com os dados divulgados, os BVSS percorreram mais de 1,1 milhão de quilómetros em várias acções, participaram em 155 actividades de combate a incêndios e apoiaram um total de 95 acidentes com transportes. Acrescem mais 47 acidentes em infraestruturas e vias de comunicação, 149 intervenções em conflitos legais e 13 acidentes tecnológicos e industriais.
Numa apreciação global, a corporação considera que “a realidade operacional de 2020 fica marcada, em diferentes medidas, pelo trabalho desenvolvido” na sequência da pandemia de Covid-19. Desta forma e dado os números de novos infectados e mortes devido à crise pandémica, os BVSS apelam à população para que cumpra a etiqueta respiratória, mantenha o distanciamento social e siga as recomendações da Direcção-Geral de Saúde. “Vamos todos prevenir o contágio”, alertam.