23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Barreiro vai condecorar todos os ex-presos políticos pela PIDE com medalha de bravura

Barreiro vai condecorar todos os ex-presos políticos pela PIDE com medalha de bravura

Barreiro vai condecorar todos os ex-presos políticos pela PIDE com medalha de bravura

Distinção foi incluída este mês no regulamento municipal de condecorações. Cerimónia realiza-se no Dia da Liberdade

 

Os cidadãos que nasceram ou viveram no Barreiro e que foram presos políticos pela PIDE vão ser condecorados com a Medalha de Bravura e Altruísmo, recém-instituída pelo município. A cerimónia de entrega das distinções vai decorrer no próximo dia 25 de Abril, pelas 11 horas, no Largo do Mercado 1º de Maio.

- PUB -

Os que lutaram pela liberdade vão, assim, ser os primeiros agraciados com a distinção, incluída este mês no regulamento municipal de condecorações e destinada “a homenagear pessoas individuais que revelem, com as suas acções, espírito de sacrifício, bravura, coragem e abnegação pelo outro, pela comunidade ou sociedade em geral”.

Todos os ex-presos políticos pela PIDE no Barreiro vão ser homenageados. “Cidadãos que foram detidos por exercer a sua actividade de luta pela defesa da liberdade, da democracia, da condição e dignidade humana. Homens e mulheres que lutaram contra o regime ditatorial, exercendo a sua actividade no concelho, fazendo do Barreiro um bastião da luta contra o fascismo”, avança o município, em comunicado.

Para o presidente da autarquia Frederico Rosa, que assinou hoje o despacho que permite a atribuição das condecorações, a Medalha de Bravura e Altruísmo reveste-se de capital importância. “Por reconhecer o respeito que tais cidadãos nos merecem, pelo legado que deixaram às diversas gerações. É reconhecer quem lutou pela liberdade e por um Barreiro livre”, justifica o autarca, citado no mesmo documento.

- PUB -

A atribuição da medalha recolheu unanimidade no executivo municipal e também entre os membros da Assembleia Municipal do Barreiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -