Barreiro lança concurso para requalificar terreno da Torralta por 2,2 milhões de euros

Barreiro lança concurso para requalificar terreno da Torralta por 2,2 milhões de euros

Barreiro lança concurso para requalificar terreno da Torralta por 2,2 milhões de euros

Imagem virtual da futura marginal

Frederico Rosa realça operação que vai permitir transformar o espaço numa zona nobre, de fruição junto ao rio

A Câmara Municipal do Barreiro lançou, na última segunda-feira, o concurso público para a requalificação urbanística do terreno da Torralta, que, no total, apresenta cerca de 40 mil metros quadrados.

- PUB -

Segundo Frederico Rosa, presidente da autarquia, o concurso para adjudicação da empreitada tem “o preço-base de 2,2 milhões de euros e o prazo de execução é de 240 dias”.

Depois de o município ter recuperado a zona do Pólis, esta operação no terreno da Torralta – que conta com uma praia fluvial – representará, em termos de requalificação, “o fecho da baía de Verderena”, explicou o autarca. “De um lado temos o Pólis e do outro teremos esta área da Torralta, também transformada numa zona de fruição junto ao rio e de grande qualidade de vida. No final, os barreirenses vão ganhar uma zona nobre”, sublinhou.

Frederico Rosa não esconde satisfação pelo avançar do processo. Até porque, para aqui chegar foi necessário um trabalho árduo do município. Primeiro, porque “não foi fácil conseguir com que o terreno que se encontrava na posse da Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças passasse para domínio municipal”. E logo depois, em Setembro de 2024, porque foi necessário levar a efeito “uma megaoperação de limpeza da área, onde se concentravam várias barracas” [ver abaixo fotos do espaço, antes e depois da megaoperação de limpeza].

- PUB -

A autarquia pretende vir a lançar uma hasta pública de um lote, junto à estação dos barcos, para construção de um hotel e dedicar um outro lote a zona de restauração.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não