Uma aterragem de emergência de uma avioneta na Autoestrada 12, próximo das portagens, no sentido Pinhal Novo-Montijo, culminou com a colisão da aeronave com dois veículos ligeiros. O alerta, de acordo com informação divulgada pela Protecção Civil, foi dado pelas 15h26.
O acidente provocou, segundo o Correio da Manhã, dois feridos ligeiros, sendo que o piloto da avioneta não sofreu quaisquer ferimentos: das duas vítimas, que circulavam de automóvel, uma terá sido conduzida ao Hospital São Bernardo em Setúbal, para receber tratamento, e a outra escusou-se a receber assistência hospitalar.
A ocorrência motivou a presença de 18 operacionais, entre bombeiros e elementos do INEM, e seis viaturas.
No distrito, desde 1 de Janeiro de 2009 que já se registaram vários acidentes com aeronaves. Os principais ocorreram em Alcácer do Sal, Costa de Caparica, Almada e Sines, conforme cronologia que se segue.
2017
20 Setembro
Comporta – Um homem, com cerca de 60 anos, morreu na sequência da queda de um paramotor (parapente com motor) na zona da Comporta, concelho de Alcácer do Sal.
02 Agosto
Costa de Caparica – Um homem e uma menina morreram depois de terem sido atingidos por uma avioneta na sequência de uma aterragem de emergência na praia de São João, na Costa de Caparica, em Almada.
2015
19 Setembro
Alcácer do Sal – Um ultraleve aterrou de emergência, tendo capotado de seguida, numa herdade de Alcácer do Sal, Setúbal, o que provocou ferimentos ligeiros aos dois ocupantes.
30 Agosto
Almada – Um avião ligeiro caiu ao rio Tejo, perto da Trafaria, concelho de Almada, Setúbal, quando realizava uma operação de reboque de manga. Os dois ocupantes ficaram feridos.
2014
15 Maio
Comporta – Uma aeronave fez uma aterragem perto da aldeia do Possanco, na Comporta, concelho de Alcácer do Sal, provocando ferimentos ligeiros nos dois ocupantes.
12 Abril
Sines – Um homem, com cerca de 40 anos, morreu após o parapente em que voava ter caído no mar, ao largo da costa norte de Sines.
2009
16 Agosto
Alcácer do Sal – A queda de uma aeronave ligeira na zona de Alcácer do Sal, na Herdade de Palma, resultou na morte do piloto do aparelho, de 79 anos, e um dos donos da propriedade agrícola. Registou-se ainda um ferido grave, de 18 anos, com queimaduras nas pernas, e dois feridos ligeiros, familiares das vítimas e que se encontravam em terra.