A carga atingiu um terreno agrícola e um outro onde está instalada uma metalomecânica. O incidente provocou danos materiais. Força Aérea diz que avião estava a realizar um treino na BA6
Um avião de transporte de carga da Força Aérea deixou cair 16 paletes com um material de cor azulada em Sarilhos Pequenos, concelho da Moita, quando sobrevoava a zona.
O acidente ocorreu esta tarde e a carga atingiu um terreno de cultivo agrícola e um outro onde está instalada uma empresa de metalomecânica, bem como algumas viaturas ali presentes. Não foram registadas quaisquer vítimas.
De acordo com um comunicado da Força Aérea Portuguesa, o incidente, que ocorreu “pelas 16h05”, resultou de “um procedimento de treino” que o C-130 estava a realizar e que “tinha como objectivo a largada de carga no interior da Base Aérea n.º 6 [BA6]”. Mas o motivo da falha ainda é desconhecido. “Por razões que estão a ser apuradas, parte da carga, constituída por água, caiu em terrenos privados na zona de Sarilhos Pequenos, junto à BA6″, lê-se no documento.
“De imediato, foram contactadas as forças de segurança locais e deslocados meios próprios para o local, por forma a avaliar a ocorrência, quer por meios terrestres quer com recurso a uma aeronave não tripulada. Ao mesmo tempo, o treino foi cancelado e o avião C-130H aterrou em segurança pelas 16h23 na BA6”, indica a Força Aérea.
“No local da ocorrência foi possível confirmar que a carga largada provocou danos materiais, que
serão alvo de avaliação e compensação. A carga largada tratava-se de material biodegradável e não corrosivo, o que, pela sua composição, não representa perigo para pessoas, animais ou ambiente”, adianta aquela força militar, a concluir.