O corpo de António Menino vai estar esta quarta-feira, a partir das 17 horas, em câmara ardente na Sociedade Imparcial de Alcochete, de onde sairá na quinta-feira, pelas 12h45, para cremação no Complexo Fúnebre de Setúbal
A morte do Maestro António Menino, na madrugada desta terça-feira, deixou Alcochete e a comunidade artística de luto. As mensagens e manifestações de pesar pela perda irreparável, para a cultura alcochetana, em particular, e nacional, em geral, sucederam-se nas redes sociais e o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, já decretou dois dias luto municipal (amanhã e quinta-feira).
Em voto de pesar, publicado na página oficial da autarquia na Internet, é enaltecido o contributo dado por António Menino a Alcochete, enquanto “músico, dirigente, professor e ícone cultural”.
“Reconhecendo o seu percurso de excelência como músico, dirigente, professor e ícone cultural da nossa terra, o Município de Alcochete decreta dois dias de luto municipal (dias 07 e 08 de Fevereiro) com colocação da bandeira municipal a meia haste, recomendando às juntas de freguesia deste município que procedam do mesmo modo com as respectivas bandeiras”, anunciou a edilidade.
Além de liderar a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete durante os últimos 25 anos, António Menino dirigia ainda a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. E o município de Reguengos de Monsaraz, na página que administra no Facebook, também já veio lamentar a perda e elogiar o Maestro.