Não se trata de uma substituição das Festas de Corroios, mas sim de uma iniciativa que pretende demonstrar que a vila continua activa mesmo nesta fase crítica da pandemia
Começa hoje em Corroios a iniciativa “Agosto Cultural”, com uma programação ao ar livre no espaço ExpoCorroios – Parque de Exposições, no até então Mercado de Levante, de momento a ser remodelado. Segundo o executivo da Junta de Freguesia local, o evento organizado para receber a população da vila decorre com a “garantia do respeito pelas normas decretadas pela Direcção-Geral da Saúde e demais dispositivo legal em vigor”.
Com agenda até 31 de Agosto, a entrada no recinto é livre, embora limitada à lotação disponível, pelo que o acesso à zona de espectáculos, o anfiteatro, é feito mediante o levantamento prévio de título de ingresso, gratuito, sendo cada um para o máximo de duas pessoas, até cerca de 300.
No interior do recinto encontra-se o posto de informações da Junta de Freguesia onde pode ser levantado o título de ingresso no próprio dia das sessões, a partir das 19h00.
O espaço do “Agosto Cultural” vai ter ainda um recinto dedicado ao tecido empresarial local, onde estão montados alguns stands, que pode receber também cerca de 300 visitantes, e onde foram desenhados percursos para permitir o distanciamento social.
Os espectáculos de música e teatro, bem como as exibições de cinema têm início a partir das 21h00, sendo que as iniciativas de música e teatro terão transmissão online.
Assim, hoje, 21 de Agosto, o palco do anfiteatro recebe o espectáculo musical de Diana Soares. Amanhã é transmitido o filme “Variações”, de João Maia, e domingo volta a música com a Classe “Talentos sem Fronteiras”. Na segunda-feira o palco recebe a Tertúlia Coimbrã de Miratejo.
Dia 25, o espectáculo está a cargo de Tsunamiz, e quarta-feira actua José Carita com “Do Erudito ao Popular”. A 27 é dia de teatro com “Lisboa abre uma janela” pelo CCR Artes & Magias. Na noite de 28 é de fado dedicado a Emídio Leitão, enquanto a noite seguinte vai ter no palco o músico e cantor Vítor Paulo em “Tributo a José Afonso”.
A 30 de Agosto actua Henrique Leitão e, a note de 31 é dedicada ao cinema com “Aquele Querido Mês de Agosto” de Miguel Gomes.
Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Corroios, em cooperação com artistas, movimento associativo e tecido económico locais. Para o ano está previsto que a mesma volte a realizar-se, mas numa data diferente, já que neste período de Agosto vão decorrer as Festas de Corroios.