15 Abril 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a Cavalo é apresentada esta tarde em cerimónia pública

Romaria a Cavalo é apresentada esta tarde em cerimónia pública

Evento vai contar com mais um dia do que nas edições anteriores e com etapas diferentes. Saída marcada para 23 de Abril

 

- PUB -

A 22.ª edição da Romaria a Cavalo a ligar Moita e Viana do Alentejo vai ser apresentada esta sexta-feira, pelas 16 horas, em cerimónia pública a ter lugar no Pátio do Tejo, no Rosário.

Este o ano, aquele que é considerado o maior evento equestre realizado em Portugal, vai contar com mais um dia e etapas diferentes em relação às edições anteriores. A jornada implica percorrer 150 quilómetros por caminhos de terra batida.

“A Romaria a Cavalo terá início, no dia 23 de Abril, junto à Igreja de N. Sra. da Boa Viagem, na Moita, e terminará com a chegada ao Santuário de N. Sra. D’ Aires, em Viana do Alentejo, no dia 27. No dia 28 será o culminar desta peregrinação com uma missa campal no Santuário de Viana”, lembra o município da Moita, que integra a organização do evento.

- PUB -

A peregrinação vai decorrer com uma etapa de manhã e outra à tarde até chegar a Viana do Alentejo.

A partida dos romeiros está marcada para as 9h30 e vai ligar, primeiramente, Moita e Pinhal Novo numa distância de 15,5 Km. Para este primeiro dia está ainda previsto cumprir-se um percurso de 18,5 Km entre a localidade pinhalnovense e Poceirão.

No dia 24 (quarta-feira), é feita a ligação de 13 Km de caminho entre Poceirão e Landeira, de onde, à tarde, se ruma a Casebres, naquele que é o troço de maior extensão (21,5 Km).
No dia 25, os romeiros prosseguem a jornada com percursos de 15 Km entre Casebres e Barrancão e, no período vespertino, de 11 Km com destino a São Cristóvão.
No dia 26 marcham 16 Km até Casa Branca, para depois cumprirem mais 15 Km de percurso em direcção a Alcáçovas.

- PUB -

No dia 27 têm de efectuar 14,5 Km de caminho até São Brás do Regedouro, de onde seguirão até Viana do Alentejo, por um troço com 17,5 Km. E no dia 28 de Abril (domingo), em Viana do Alentejo, rumam até ao Santuário de Nossa Senhora D’ Aires.
A organização do evento está a cargo dos municípios de Viana do Alentejo e Moita, da Associação de Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Desaparecido no mar esteve no sábado à pesca de choco no Sado

Ricardo Neves esteve no dia anterior à tragédia em embarcação turística. Mestre de embarcação critica quem se aventura na zona do naufrágio

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"
- PUB -