30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a Cavalo é apresentada esta tarde em cerimónia pública

Romaria a Cavalo é apresentada esta tarde em cerimónia pública

Evento vai contar com mais um dia do que nas edições anteriores e com etapas diferentes. Saída marcada para 23 de Abril

 

- PUB -

A 22.ª edição da Romaria a Cavalo a ligar Moita e Viana do Alentejo vai ser apresentada esta sexta-feira, pelas 16 horas, em cerimónia pública a ter lugar no Pátio do Tejo, no Rosário.

Este o ano, aquele que é considerado o maior evento equestre realizado em Portugal, vai contar com mais um dia e etapas diferentes em relação às edições anteriores. A jornada implica percorrer 150 quilómetros por caminhos de terra batida.

“A Romaria a Cavalo terá início, no dia 23 de Abril, junto à Igreja de N. Sra. da Boa Viagem, na Moita, e terminará com a chegada ao Santuário de N. Sra. D’ Aires, em Viana do Alentejo, no dia 27. No dia 28 será o culminar desta peregrinação com uma missa campal no Santuário de Viana”, lembra o município da Moita, que integra a organização do evento.

- PUB -

A peregrinação vai decorrer com uma etapa de manhã e outra à tarde até chegar a Viana do Alentejo.

A partida dos romeiros está marcada para as 9h30 e vai ligar, primeiramente, Moita e Pinhal Novo numa distância de 15,5 Km. Para este primeiro dia está ainda previsto cumprir-se um percurso de 18,5 Km entre a localidade pinhalnovense e Poceirão.

No dia 24 (quarta-feira), é feita a ligação de 13 Km de caminho entre Poceirão e Landeira, de onde, à tarde, se ruma a Casebres, naquele que é o troço de maior extensão (21,5 Km).
No dia 25, os romeiros prosseguem a jornada com percursos de 15 Km entre Casebres e Barrancão e, no período vespertino, de 11 Km com destino a São Cristóvão.
No dia 26 marcham 16 Km até Casa Branca, para depois cumprirem mais 15 Km de percurso em direcção a Alcáçovas.

- PUB -

No dia 27 têm de efectuar 14,5 Km de caminho até São Brás do Regedouro, de onde seguirão até Viana do Alentejo, por um troço com 17,5 Km. E no dia 28 de Abril (domingo), em Viana do Alentejo, rumam até ao Santuário de Nossa Senhora D’ Aires.
A organização do evento está a cargo dos municípios de Viana do Alentejo e Moita, da Associação de Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -