27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaJosé Pedro Romão: “O Clube Taurino da Moita aposta na defesa da...

José Pedro Romão: “O Clube Taurino da Moita aposta na defesa da tradição e promove a solidariedade”

O presidente da direcção faz uma radiografia à actual dinâmica do clube, que se apresta a cumprir um quarto de século de existência

 

- PUB -

“Defender a cultura tauromáquica, uma arte, uma tradição portuguesa com raízes profundas na nossa terra, e promover a solidariedade”. É assim que José Pedro Romão, presidente do Clube Taurino da Moita, resume os objectivos que norteiam a dinâmica desta associação com quase um quarto de século de existência. E acentua a “solidariedade”, para evidenciar que ali o culto da festa brava não se circunscreve apenas ao exercício de manter viva esta parte do património cultural luso.

“Além de promover actividades taurinas para os sócios e para as gentes da terra, este é um clube solidário. Apostamos na defesa da tradição e na solidariedade”, diz o dirigente. E uma das próximas iniciativas programadas pelo clube é disso exemplo. Para 24 de Março – “embora a data seja ainda provisória”, ressalva –, o Clube Taurino da Moita tem previsto realizar um “acoso e derriba”, na Praia do Rosário, que engloba “uma componente solidária” em prol da associação Raríssimas. “Pretendemos angariar donativos de bens alimentares, vestuário, tudo, porque a instituição precisa de toda a ajuda”, revela.

Mas antes, a 3 de Março, o clube vai proporcionar aos aficionados uma deslocação a Olivença. Da Moita vão partir dois autocarros. Objectivo: “Vermos o jovem Tomás Bastos, de Vila Franca de Xira, a tourear.” A organização da viagem acabou por superar as expectativas iniciais. “Estava previsto um autocarro. Mas em duas horas as inscrições esgotaram o primeiro autocarro. E então resolvemos alargar a dois autocarros, para se satisfazer a procura dos nossos associados e da população da Moita. Vão cerca de cem pessoas”, salienta José Romão.

- PUB -

O Clube Taurino da Moita apresta-se a comemorar 25 anos de vida, tomando como data oficial da fundação o dia 6 de Maio de 1999. E o aniversário “vai englobar iniciativas durante todo o mês”, culminando “com o almoço na Feira de Maio” da Moita.

Incutir dinâmica ao clube é o foco da direcção. Até porque, o número de associados “ultrapassa as três centenas, mas pagantes, de momento, são apenas à volta de 120 ou 130”. O clube “estava um pouco inactivo em termos de promoção de eventos”, lembra, para sublinhar de seguida: “E quando tomámos posse foi com o intuito de darmos uma ‘pedrada no charco’. Temos vindo a aumentar muito. Felizmente as pessoas estão a aderir. Temos realizado iniciativas do agrado de todos e aparece cada vez mais gente a pedir propostas para se associar.”

Este, de resto, é o caminho que defende para que seja robustecida a vertente taurina no País. “Fazem falta mais clubes como o nosso. As pessoas na Moita estavam um pouco adormecidas, tal como a nível nacional. Se os aficionados se preocupassem em ‘dar pedradas no charco’, as coisas poderiam estar diferentes. Foi o que fizemos na Moita e as pessoas estão a aderir muito bem aos nossos projectos.”

- PUB -

A tauromaquia, acredita José Romão, está viva e tem futuro, apesar da contestação sofrida nos últimos tempos. “Ao fim e ao cabo o que há é uma minoria que se tenta impor a uma maioria. Aceito que haja quem não goste da tauromaquia, o que não aceito é que maltratem e ofendam as pessoas que gostam”, atira a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -