24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasCâmara da Moita aprova orçamento recorde para o próximo ano

Câmara da Moita aprova orçamento recorde para o próximo ano

Investimento fulcral na substituição da rede de saneamento por todo o concelho. Prevista requalificação urbana em vários locais

 

- PUB -

Cerca de 76 milhões milhões de euros é o valor do Orçamento Municipal para 2024 que o executivo camarário da Moita, presidido pelo socialista Carlos Albino, aprovou na última terça-feira. Trata-se do maior orçamento da história do município.

Os documentos previsionais foram aprovados com os votos favoráveis da maioria socialista e a abstenção do vereador independente Ivo Pedaço. A vereação da CDU votou contra.

“Com objectivos estratégicos claros e ambiciosos, este documento de gestão para o próximo ano está assente no princípio básico do cumprimento dos compromissos assumidos perante os cidadãos, com a realização de investimento em vários projectos e obras nas mais diversas áreas”, revela a autarquia, em nota de Imprensa.

- PUB -

De acordo com a informação divulgada, “grande parte do investimento será aplicado no ordenamento do território e [na] reabilitação urbana, com o início dos trabalhos de substituição da rede de saneamento por todo o concelho a ser um ponto fulcral, num investimento de cerca de três milhões de euros”.

A mobilidade representa também “aposta forte”, através da “reconversão e requalificação de vários locais”. Neste âmbito, a edilidade destaca “a obra da Rua S. Sebastião ou o alargamento da Ponte do Matão, na Moita”.

“No ambiente será dada continuidade ao investimento que se iniciou em 2023, com a colocação de contentores enterrados, as chamadas ilhas ecológicas, que irão chegar, a pouco e pouco, a vários locais do concelho”, realça a autarquia, que aponta ainda neste domínio “o alargamento da recolha selectiva de biorresíduos a mercados, restaurantes e cantinas/refeitórios de empresas e instituições”.

- PUB -

A educação é outra das áreas em destaque. A autarquia vai “continuar a apostar na Escola a Tempo Inteiro”, com vista a reforçar o “alargamento da rede de respostas” e vai suportar, pela primeira vez, no próximo ano lectivo, “a oferta dos cadernos de actividades para todos os alunos do 1.º ciclo das escolas públicas” do concelho.

Prevista está também “a continuidade de investimento na recuperação de habitações para renda apoiada”, no âmbito da Estratégia Local de Habitação que a edilidade diz estar “já em marcha”.

A Câmara Municipal assume ainda que “o turismo, virado para o rio mas também para uma vertente sustentável, vai continuar a ser uma forte aposta”. Tal como as áreas de “desporto, juventude e cultura”.

O executivo municipal da Moita é composto por quatro elementos do PS, quatro da CDU e um vereador independente.

O orçamento terá agora de ser submetido a apreciação e votação da Assembleia Municipal, que apresenta 15 membros eleitos pelo PS, 10 pela CDU, 2 pelo Chega, 2 pelo BE e 2 pela coligação PSD/CDS/MPT/PPM/A/PDR.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -