1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMoinho do Gaio vai ser requalificado

Moinho do Gaio vai ser requalificado

Câmara Municipal da Moita recupera zona envolvente e transfere 75 mil euros para a junta de freguesia garantir obras no equipamento

 

- PUB -

O Moinho do Gaio vai ser requalificado, tal como a zona envolvente àquele património. O executivo da Câmara Municipal da Moita aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, um acordo de cooperação para delegação de competências na Junta da União das Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos com vista à operação de recuperação do espaço.

Ao abrigo do acordo, a junta ficará responsável por garantir a reabilitação do Moinho do Gaio, “por uma questão de proximidade”, explicou Carlos Albino. Já os trabalhos referentes à requalificação da área envolvente serão assegurados pelo município, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Moita.

“Estamos no processo final de activar umas garantias sobre as infra-estruturas a que a Câmara Municipal tem direito, para intervencionar a zona envolvente”, avançou Carlos Albino, que salientou a relevância da conservação do referido equipamento.

- PUB -

“Estava há muito tempo por intervencionar. É um espaço lindíssimo para ver, observar, tem uma vista fantástica”, frisou o socialista, antes de considerar o Moinho do Gaio como “o local icónico e representativo” daquela freguesia.

Rui Garcia, vereador da CDU, justificou o voto a favor da coligação. “Também foi objectivo nosso, estava no nosso compromisso eleitoral para este mandato”, vincou. “Ainda bem que surge agora a possibilidade, ultrapassados problemas diversos que levaram a que não pudesse ser mais cedo. Um problema que é o mesmo de sempre: os recursos são finitos e têm de ser estabelecidas prioridades, mas haviam também questões de posse do terreno”, lembrou.

E Ivo Pedaço, vereador independente, não escondeu satisfação: “É uma alegria ver esta proposta, o restauro deste moinho que, desde que me lembro, está naquele estado.”

- PUB -

A intervenção no Moinho do Gaio engloba a reabilitação da estrutura e a construção da cobertura. A Câmara Municipal vai transferir 75 mil euros para a junta para a execução desta obra.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -