28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaMisericórdia de Alhos Vedros vai recorrer à banca para construir novo lar...

Misericórdia de Alhos Vedros vai recorrer à banca para construir novo lar de 9M€

A instituição já está a ‘negociar’ financiamento para a obra, diz o provedor Miguel Canudo. Equipamento vai ter 120 camas

 

- PUB -

É um dos projectos de maior impacto para a comunidade do concelho da Moita, mas as candidaturas a apoios ao abrigo do programa PARES, primeiro, e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois, foram chumbadas. Ainda assim, a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros não desiste de colocar de pé um novo lar, com capacidade para 120 camas, cujo investimento ascende a 9 milhões de euros.

A instituição está determinada a avançar com a construção e já está a tratar do financiamento junto da banca.

“Estamos a tratar com duas agências bancárias, a ver se temos financiamento. Com IVA, é um projecto para 9 milhões de euros. É um projecto muito ambicioso, mas que nos faz imensa falta no concelho”, diz Miguel Canudo, provedor da Misericórdia de Alhos Vedros, entidade que comemorou 523 anos de existência a 14 de Outubro.

- PUB -

A concretização do novo equipamento, em terreno cedido pelo município, é premente. Até porque, conforme lembra Miguel Canudo, os três lares da instituição estão “lotados” e têm todos “listas de espera”, o que diz bem da “necessidade que as pessoas têm” por um aumento de respostas neste domínio.

“O projecto está a fazer uma falta enorme no nosso concelho. Está aprovado pela Segurança Social, pela Protecção Civil, a área da saúde local também aprovou. Infelizmente, as nossas candidaturas ao PARES e, mais recentemente, ao PRR foram chumbadas”, lamenta. “Primeiro foi indeferido por insuficiência financeira do PARES, já que a obra não estava a decorrer. Depois do PRR, porque não tínhamos licença de obra. Mas a falta de licenciamento por parte da Câmara Municipal não é totalmente verdade, porque o município aprovou o volume do projecto e só passa a licença de construção quando a obra se vai iniciar. A própria Câmara fez a defesa do projecto, em resposta ao chumbo do PRR, em nome da Misericórdia. Mas mesmo assim foi indeferido”, explica.

Esta não é, contudo, a única ambição da Santa Casa para um futuro próximo. “Temos um hospital desactivado que queremos requalificar e reactivar, mas transformado como clínica de hemodiálise, numa parceria com a União das Misericórdias. Não depende só de nós, mas estamos com muita fé”, revela o provedor.

- PUB -

Actualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros conta com 800 utentes e 400 trabalhadores. Em termos de serviços, além dos três lares de que dispõe, apresenta também “duas creches e uma unidade de cuidados continuados”, a que se juntam ainda “o Apoio Domiciliário e o Centro de Dia”. A estas ‘valências’ somam-se protocolos de acção com outras entidades, como a Câmara Municipal da Moita. Nesse âmbito, desenvolve trabalho integrado no projecto “Capacitar”, para apoio aos sem-abrigo. “Temos neste momento cerca de 50 pessoas referenciadas”, adianta Miguel Canudo.

Os próximos tempos, adverte, não se afiguram fáceis. “O cenário é igual para todas as instituições de carácter social: grandes dificuldades. Os acordos que temos são neste momento insuficientes para fazer face à despesa que temos. Dificuldades que se irão agravar a partir de 2024 quando for aumentado o salário mínimo. Estamos a falar de 60 euros de aumento salarial, justíssimo, numa diferenciação que pode ir até 5% para os restantes trabalhadores, e tudo isto junto significa que o salário mínimo tenha uma implicação de 84 euros por cada trabalhador”, realça o provedor, que considera fundamental um reforço dos apoios por parte da tutela às instituições sociais. “Algumas delas já estão em risco”, alerta, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -