27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoCatarina Marcelino e Emanuel Costa lutam pela presidência da concelhia do PS

Catarina Marcelino e Emanuel Costa lutam pela presidência da concelhia do PS

Socialistas divididos. Há quem considere que a disputa será renhida e quem defenda que Emanuel Costa leva vantagem

 

- PUB -

A Comissão Nacional do Partido Socialista (PS) decide amanhã, no Centro de Reuniões da FIL no Parque das Nações, a data para a realização das eleições das comissões políticas concelhias, que deverá recair em Janeiro próximo. Em Montijo, a liderança pela estrutura local do partido – até agora entregue a Nuno Canta, que preside também à Câmara Municipal – vai ser disputada entre Catarina Marcelino e Emanuel Costa. A disputa vai ser “palmo a palmo”, admitem algumas fontes do PS Montijo. Mas, dentro da comissão política, há também quem defenda que “os pratos da balança estão mais inclinados para o lado de Emanuel Costa”.

Catarina Marcelino anunciou que irá candidatar-se à presidência da concelhia num jantar de pré-campanha que realizou no passado sábado com dezenas de militantes. A apresentação da candidatura da actual presidente da Assembleia Municipal do Montijo àquele órgão local do PS está marcada para 25 de Novembro, pelas 15 horas, na Galeria Municipal.

E Emanuel Costa, membro da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, assumiu a O SETUBALENSE que também se irá candidatar ao órgão.

- PUB -

“Confirmo que serei candidato a presidente da Comissão Política Concelhia do Montijo do PS. Sou candidato por considerar ser este o momento indicado para retribuir ao PS todo o conhecimento e experiência política que muitas e muitos militantes me transmitiram ao longo de 28 anos de ligação às causas socialistas. Ao mesmo tempo, não posso ficar indiferente às manifestações de apelo para que me disponibilize como elemento agregador de uma vontade colectiva”, diz o socialista.

Certo é que a eleição será decisiva para o futuro próximo do PS, até porque é à concelhia que compete a escolha do cabeça-de-lista do partido à Câmara Municipal. E neste ponto, para já, as candidaturas divergem: Catarina Marcelino já declarou internamente apoio a Ricardo Bernardes como candidato à presidência da autarquia; Emanuel Costa assume uma posição neutra e até deixa uma ‘bicada’ à socialista.

“Sabemos que a nossa camarada Catarina Marcelino apoia Ricardo Bernardes como candidato do PS à Câmara Municipal do Montijo. A nossa candidatura (e eu próprio) não apoia candidatos a candidatos. Contudo, iremos apresentar o perfil desejável para o efeito, perfil esse construído pelos militantes do PS”, atira Emanuel Costa. E, ao mesmo tempo, reforça: “Não é o momento certo para a escolha de candidatos. Antes, é necessário o PS construir a sua estratégia, o pensamento político estratégico a médio e longo prazo para o desenvolvimento do concelho do Montijo, em parceria com todos os actores do nosso território”.

- PUB -

“O nosso projecto – que tem os eixos estratégicos definidos – está em construção, quer valorizar o presente e inovar no futuro. Numa primeira fase iremos ouvir os militantes, receber os seus contributos para construirmos uma estratégia verdadeiramente participada, onde a grande maioria dos militantes se reveja. Só mais tarde, numa segunda fase, apresentaremos as nossas propostas e a nossa candidatura. Por agora, aguardemos a marcação oficial do acto eleitoral”, adianta.

Na reunião de amanhã da Comissão Nacional do PS, em Lisboa, serão também decididas as datas para a eleição dos presidentes das federações (Fevereiro é forte hipótese) e para a realização do XXIV Congresso Nacional do partido (Março está em equação).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -