28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémUtentes em vigília contra eventual fecho de posto da GNR em Ermidas-Sado

Utentes em vigília contra eventual fecho de posto da GNR em Ermidas-Sado

Protesto está agendada para segunda-feira, em frente às instalações da GNR na freguesia

Utentes dos serviços públicos de Santiago do Cacém (Setúbal) protestam, na segunda-feira, em Ermidas-Sado, contra o eventual fecho do posto da GNR local, mas o Comando-Geral da Guarda negou hoje intenção de propor tal encerramento.

- PUB -

O protesto, em forma de vigília contra a alegada falta de segurança pública, está marcado para as 18h00 de segunda-feira, em frente ao Posto Territorial da GNR de Ermidas-Sado, e foi convocado pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém.

“Infelizmente, o Governo e o Ministério da Administração Interna (MAI) têm uma proposta de encerramento do posto da GNR que, a ocorrer, irá deixar a população mais vulnerável”, argumentou à agência Lusa o porta-voz da comissão, Dinis Silva.

Em comunicado, perante informações nas redes sociais e notícias sobre o suposto encerramento do posto territorial, o Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) esclareceu que “não é intenção desta força de segurança propor o seu encerramento”.

- PUB -

O porta-voz da comissão de utentes afirmou que o edifício onde, há vários anos, está instalado o posto da GNR de Ermidas-Sado “não é do Estado” e, apesar de o proprietário ter chegado “a um acordo com o Comando Territorial de Setúbal sobre a manutenção da GNR” no imóvel, o mesmo não terá sido aceite pelo Governo.

“O MAI e o Governo querem encerrar o posto, por medidas economicistas, como já têm feito no passado [em relação a] outros serviços”, disse.

E pretendem que, “no interior do concelho de Santiago do Cacém exista apenas o posto da GNR de Alvalade, que já tem poucos meios”, criticou.

- PUB -

Segundo a comissão de utentes, além da competência de patrulhamento de duas freguesias (Ermidas-Sado e Abela), este posto da GNR “tem ainda uma localização estratégica com acesso ao Itinerário Complementar 1 (IC1) e à ferrovia [e] um papel muito importante para o acompanhamento destas vias estruturantes”.

Se o posto fechar, os militares do posto da GNR de Alvalade terão de garantir a segurança das populações das freguesias de Alvalade, Abela, Ermidas-Sado, São Domingos e Vale d’Água, “numa extensão de cerca de 600 quilómetros quadrados”, alertou a comissão.

Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, Carlos Parreira, disse que a população “quer um posto com mais reforços e mais fiscalização nas ruas”.

“Esta foi a única freguesia que não perdeu população, antes pelo contrário, ganhou mais habitantes. Por isso, só temos de exigir mais condições para Ermidas-Sado”, vincou.

Considerando a situação caricata, o autarca disse ter sido apenas contactado pelo comandante do destacamento de Santiago do Cacém da GNR, capitão José Mota, que lhe confirmou o encerramento, no dia 31 deste mês, do posto da Guarda.

O capitão José Mota disse à Lusa que, na conversa com o autarca, referiu-se ao fecho do posto policial mas aludindo ao imóvel onde este agora funciona.

No comunicado, a GNR revelou que decorre “processo de oposição à renovação do actual contrato de arrendamento do imóvel onde se encontra instalado” o posto de Ermidas-Sado, com data de efeito de dia 31 deste mês.

“Em coordenação com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a GNR promoveu e continuará a promover as diligências necessárias para identificação de um novo imóvel” para o posto da localidade, prometeu, garantindo que o processo continuará a envolver tanto o poder central como o local”.

“A GNR reforça a garantia da segurança desta localidade e do território à sua responsabilidade, no limite com recurso à utilização de um Posto de Atendimento Móvel e do patrulhamento diário, sempre apoiados pelas plataformas tecnológicas já em uso”, pode ler-se no comunicado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -