27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo vai ter 63 postos de carregamento para veículos eléctricos até final...

Montijo vai ter 63 postos de carregamento para veículos eléctricos até final de 2025

Três destes equipamentos são ultra-rápidos e deverão ser instalados em zonas de estacionamento junto à frente ribeirinha

 

- PUB -

Montijo vai contar, dentro de dois anos, com 63 postos de carregamento para automóveis eléctricos, três dos quais ultra-rápidos. A instalação dos equipamentos será feita pela Wowplug em três fases, “a calendarizar por acordo entre o município e a operadora”, revelou Nuno Canta.

O protocolo de cooperação na mobilidade eléctrica, a celebrar entre a autarquia e a Wowplug, para a instalação dos postos de carregamento eléctrico – 60 normais e três ultra-rápidos – nos próximos 24 meses foi aprovado por unanimidade pelo executivo, na reunião pública descentralizada que decorreu na última quarta-feira nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Canha.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, a cidade montijense será a primeira a apresentar postos de carregamento ultra-rápidos. “Estão apenas localizados nas estações de serviço das autoestradas. Pela primeira vez uma cidade terá [postos de carregamento] ultra-rápidos”, frisou Nuno Canta. Mas não será tanto assim, porque Oeiras foi o primeiro concelho do País a ter este tipo de equipamentos.

- PUB -

O município, adiantou o edil, propôs à empresa a instalação dos três postos ultra-rápidos em duas zonas de parqueamento automóvel da frente ribeirinha. “Dois no estacionamento junto à estação dos autocarros e outro junto ao estacionamento do Cais dos Vapores, na zona dos restaurantes”, detalhou.

As seis dezenas de postos de carregamento normais deverão ser distribuídas pela cidade, sendo que dois estão previstos para “a zona da Praça Gomes Freire de Andrade”, juntou o edil, depois de avançar que o município já transmitiu à empresa que devem ser “priorizadas as zonas novas do Montijo”, incluindo o bairro do Saldanha.

“Achamos que é bastante importante começarmos a ter uma rede extensa na cidade, em cada uma das freguesias, para podermos ter veículos alimentados a electricidade”, justificou Nuno Canta. O líder do executivo salientou ainda que o acordo agora a celebrar com a operadora Wowplug não impede o município de reforçar a oferta destes equipamentos com outras empresas. “Se aparecerem outros operadores, reforçaremos a rede de carregadores eléctricos.”

- PUB -

Pormenores do protocolo

No âmbito do protocolo a rubricar entre as duas entidades, o município fica isento de quaisquer custos com a instalação ou manutenção dos equipamentos, mas também não receberá da Wowplug qualquer contrapartida financeira “durante o prazo de vigência inicial da licença de utilização do domínio público para a instalação de pontos de carregamento”.

Só no caso de renovação da licença, depois terminado o prazo da autorização inicial, é que a empresa terá de “partilhar com o município 5% do valor da receita recebida” pelos carregamentos efectuados nos postos instalados no território montijense.

Determinado, no acordo, está também que a Wowplug devolva “50% do valor relativo ao aluguer do posto de carregamento, nos carregamentos efectuados por veículos do município”.

Prevista está ainda a possibilidade de o município autorizar a “colocação de um posto de carregamento adicional nos lugares contíguos aos postos existentes”, no caso de um dos equipamentos atingir “um nível de ocupação superior a 10 mil minutos mensais”.

A instalação da rede de postos de carregamento eléctrico enquadra-se, lê-se ainda no protocolo, no âmbito das “políticas e medidas tendentes à redução das emissões de CO2, de promoção da eficiência energética e de incentivo à utilização de energias renováveis”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -