Serviços municipais vão ser reforçados tal como os da Protecção Civil e da área social
O concelho do Barreiro disponibilizou 12 escolas para acolher peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa de 1 a 6 de Agosto, indicou a Câmara Municipal.
Segundo dados da autarquia enviados à agência Lusa, são esperados 2.195 peregrinos no concelho, que ficarão alojados em 12 escolas, numa corporação de bombeiros, num colégio privado e em vários clubes desportivos e recreativos.
O acolhimento desses peregrinos vai ser feito pelas cinco paróquias do Barreiro.
A Câmara Municipal do Barreiro adianta que, tendo em conta a magnitude do evento, irá reforçar alguns serviços municipais, nomeadamente a área da higiene urbana, nos espaços dos eventos e equipamentos municipais que irão receber os peregrinos, com um reforço dos contentores de resíduos sólidos urbanos e recicláveis em locais estratégicos.
Igualmente reforçados serão os serviços de Protecção Civil e da área social.
A autarquia adianta ainda que os balneários das duas piscinas municipais vão estar a funcionar com horário alargado para poder dar resposta aos peregrinos e que o Parque da Cidade está reservado para um evento que irá decorrer durante três manhãs.
“A Câmara Municipal do Barreiro irá receber de braços abertos os peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude, orgulhando-se de dar seguimento à tradição do município de bem receber, acolhendo estes jovens em momentos de convívio e partilha de experiências, que irão certamente enriquecer e dinamizar a cidade e a comunidade local”, acrescenta a autarquia.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, que se realiza de 1 a 6 de Agosto e conta com a presença do Papa Francisco.
Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de Agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 5 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.