28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalEscarpas de Santos Nicolau são mesa e palco até domingo dia 16

Escarpas de Santos Nicolau são mesa e palco até domingo dia 16

Festanima arrancou sexta-feira para dez dias de animação e gastronomia servidas pelas colectividades

 

- PUB -

 

A 19.ª edição da Festanima, nas Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal, já está a servir gastronomia e animação e promete muita animação, até dia 16, domingo.

A festa abriu esta sexta-feira, ao final do dia, com um cortejo, ao som da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense pelas ruas do bairro, desde o Mercado da Conceição até ao recinto do certame, na Avenida Belo Horizonte.

- PUB -

O desfile de abertura, que, como disse o autarca Nuno Costa, “é já uma tradição”, costuma sair da colectividade do bairro mas, desta vez, saiu do mercado que foi recentemente renovado.

Tanto o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, como o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, destacaram a importância da Festanima para a vida das associações e clubes da freguesia, uma vez que a participação na festa é uma fonte de receita para as colectividades.

“O movimento associativo é uma chama viva da nossa sociedade” disse André Martins para sustentar que a promoção destas festas pelas autarquias em todas as freguesias do concelho é “uma fórmula para criar condições, é uma ajuda aos orçamentos das colectividades”.

- PUB -

Com estas festas, de acordo com o presidente da câmara municipal, “criou-se uma dinâmica que permite ao movimento associativo ganhar independência relativamente aos poderes instituídos” uma vez que as associações ficam menos dependentes dos subsídios.

Antes já Nuno Costa tinha dito também que a junta de freguesia “organiza a Festanima para que o movimento associativo possa ganhar meios e recursos para melhor servir a população”.

O autarca de São Sebastião apresenta o certame como uma “mostra das capacidades e da resiliência do movimento associativo”.

Nesta edição da festa participam dez coletividades, nomeadamente o Grupo Desportivo Independente, a Associação de Moradores Bairro da Liberdade “O Escorrega”, o Grupo Desportivo Os Amarelos, a APPACDM Setúbal, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Grupo Desportivo Sport Clube do Sado, o Agrupamento 1262 de N.ª Sr.ª da Conceição, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, o Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Durante dez dias, o espaço, com uma vista privilegiada sobre o rio e a cidade, oferece muita animação, em dois palcos com uma intensa programação, e petiscos servidos pelas tasquinhas das associações.

No domingo, dia 16, o fogo-de-artificio marcará o encerramento da festa mas, até lá, pode ver e ouvir ao vivo duas dezenas de artistas, grupos, bandas e até marchas ao vivo. Rosinha, Micaela, Carla e Joana Lança, Os Alcorrazes, ou Gato no Telhado são alguns dos muitos nomes que vão subir ao palco principal. No palco arraial há outro tipo de espetáculos, como marchas populares, grupos de dança e de percussão, grupos corais ou tunas académicas.

O desfile de abertura contou também com a presença do vereador Carlos Rabaçal, dos presidentes das juntas de freguesia de Setúbal, Rui Canas, de Gâmbia Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio e do Sado, Marlene Caetano, de outros eleitos de várias freguesias, do padre Casimiro, de São Sebastião, e de representantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -