26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMinistério Público recebeu três casos de abusos de menores na Diocese de...

Ministério Público recebeu três casos de abusos de menores na Diocese de Setúbal. Foram todos arquivados

Investigação não avançou porque em dois dos casos os factos já prescreveram e no outro não é possível identificar a vítima

 

- PUB -

O Ministério Público (MP) de Setúbal recebeu três casos de padres da Diocese de Setúbal suspeitos de crianças, para investigação, mas os inquéritos foram todos arquivados, revelou a O SETUBALENSE o procurador coordenador do Ministério Público da Comarca de Setúbal.

João Palma especificou que em dois dos casos os factos já estavam prescritos e no outro, apesar de ter sido identificado o padre suspeito, não havia vítima, por tratar-se de uma denúncia anónima.

“Em todos os casos, trata-se de denúncias genéricas em que não se mostra viável identificar as vítimas. Sem qualquer viabilidade de identificação das vítimas não é possível continuar a investigação. Em dois dos casos os factos já prescreveram”, disse o procurador João Palma.

- PUB -

Os três casos, dois de Setúbal e um de Sesimbra, foram remetidos ao MP de Setúbal pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na sequência da comunicação da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

A Comarca de Setúbal abrange os concelhos de Sesimbra, Palmela, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, pelo que algumas paróquias da diocese de Setúbal ficam em concelhos que pertencem à Comarca de Lisboa, nomeadamente os de Almada, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Significa isto que poderá haver, na Comarca de Lisboa, algum caso relativo à Diocese de Setúbal em investigação pelo Ministério Público.

Esta informação de que os inquéritos que existiam na Comarca de Setúbal foram todos arquivados surge poucas horas depois de a diocese de Setúbal ter revelado que recebeu uma lista com o nome de cinco padres suspeitos de abusos sexuais.

- PUB -

Em comunicado divulgado na terça-feira à noite, a diocese de Setúbal explica a situação de cada um dos cinco padres e diz que aguarda mais informações por parte da comissão independente.

Por enquanto, a diocese não suspende qualquer sacerdote nem anuncia a abertura de processos. O administrador diocesano, padre José Lobato, admite a possibilidade de dois processos mas faz depender a abertura desses procedimentos de mais informações.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -