20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal é o quarto distrito onde vivem mais vítimas de abuso sexual...

Setúbal é o quarto distrito onde vivem mais vítimas de abuso sexual na Igreja

Relatório da comissão independente revela que em oito casos o primeiro abuso aconteceu no concelho

 

- PUB -

Setúbal é o quarto distrito do País onde vivem actualmente mais vítimas de abuso sexual na Igreja em Portugal, havendo registo de 30 pessoas. A informação é avançada pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, em relatório ontem divulgado, no qual é ainda revelado que Almada, com 13 residentes, é o concelho do distrito no qual moram mais vítimas.

Já Lisboa, com 148 casos, Porto, com 64 vítimas, e Braga, com 43 testemunhos, são os três distritos onde foram identificadas actualmente mais vítimas de abuso sexual. De acordo com o mesmo documento, a Diocese de Setúbal, que abrange nove dos 13 concelhos do distrito, identificou entre 11 a 25 testemunhos à comissão independente, que tem como coordenador o médico pedopsiquiatra Pedro Strecht.

Já no que diz respeito ao concelho onde aconteceu o primeiro abuso, Setúbal surge na 14.ª posição, com oito casos identificados. O referido relatório, que teve como foco de análise “a pessoa vítima de abuso sexual na infância e adolescência”, foi elaborado “a partir de 512 testemunhos”, sendo que, “em Portugal, os cinco distritos com mais depoentes são, por ordem decrescente, Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Leiria”.

- PUB -

No documento, é ainda explicado que “um administrador diocesano (Setúbal) nunca” respondeu “às chamadas da comissão independente”, que considerou “importante ouvir, através de entrevistas, os actuais líderes da Igreja Católica Portuguesa”.

“A Igreja em Portugal abrange hoje 20 dioceses e o Ordinariato Castrense, a Diocese das Forças Armadas e de Segurança. Três delas – Setúbal, Bragança e Angra – estavam no momento das entrevistas em ‘sede vacante’, isto é, não tinham qualquer bispo à sua frente”. A Conferência Episcopal Portuguesa convocou para o próximo dia 3 de Março uma assembleia plenária extraordinária para analisar o relatório.

A comissão independente, constituída “após um convite dirigido a Pedro Strecht no final de 2021 por parte de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa” e então Bispo de Setúbal, “definiu como objectivo o estudo dos abusos sexuais de crianças por membros ou colaboradores da Igreja, entre 1950 e 2022, para um melhor conhecimento do passado e adequada acção preventiva e de intervenção futura”.

- PUB -

Os trabalhos arrancaram em Janeiro de 2022, tendo sido definido “o tempo de um ano como prazo de duração dos mesmos, com a apresentação final de um relatório”.

A comissão independente, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, é ainda constituída por Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e juiz conselheiro jubilado, e por Ana Nunes de Almeida, socióloga e investigadora.

Integra igualmente a comissão independente a cineasta Catarina Vasconcelos, assim como o médico psiquiatra Daniel Sampaio e a assistente operacional Filipa Tavares, além de terem também contado com “a participação do sociólogo Vasco Ramos, da psicóloga clínica Ana Sofia Varela e da jornalista Catarina Pires”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -