26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAndré Martins aponta grande investimento privado na ordem dos dois mil milhões...

André Martins aponta grande investimento privado na ordem dos dois mil milhões de euros

Presidente da Câmara, com os olhos postos no futuro, deu a conhecer diversos projectos que a cidade pode receber nos próximos anos

 

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal revelou, durante o jantar-conferência organizado pelo Rotary Club de Setúbal na passada quinta-feira, que o município espera receber mais de dois mil milhões de euros em investimento do sector privado até 2026.

Durante a sua intervenção, André Martins explicou que, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Setúbal 2026, a ideia assenta em quatro pilares fulcrais: na regeneração e revitalização urbana, em novas funções e requalificação do edificado público, na coesão e inovação social e na estratégia de especialização inteligente.

Dentro dos referidos aspectos, o autarca sadino enumerou diversas companhias que, até 2026, vão abrir novas empresas e criar postos de trabalho no concelho. Como exemplo indicou a Sapec, com a criação de oito instalações, o que representa um valor total de mil milhões de euros e a possibilidade de vir a empregar dois mil cidadãos.

- PUB -

Também a BlueBiz Global Parques foi referida por André Martins, uma vez que através da instalação de quatro empresas vai abrir 400 postos de trabalho, num investimento de 500 milhões de euros, assim como mencionou o projecto ‘Aurora’, que se traduz num investimento de 700 milhões de euros e a abertura de 3 200 ofertas de empregabilidade.

“O concelho localiza-se entre a charneira da Área Metropolitana de Lisboa e o Alentejo, o que demonstra potencialidades de progressão, acessos e ligação ao nível terciário de equipamentos e de logística.

Além de que a cidade está rodeada de territórios com imenso valor patrimonial, como o Parque Natural da Arrábida, o Parque Marítimo Professor Luís Saldanha e a Reserva Natural do Estuário do Sado”, frisou o edil.

- PUB -

Em seguida, e enquanto reforçava a importância de existir um plano ambiental e sustentável que acompanhe o investimento e iniciativa privada, acrescentou: “60% do território de Setúbal é área protegida e esta realidade confere ao município responsabilidades acrescidas na defesa do ambiente”.

“É impossível que a cidade não esteja relacionada com o rio”

Também o presidente do Rotary Club de Setúbal, Frederico Nascimento, interveio, mencionando a “relevância do rio e do mar” para Setúbal, bem como a execução anual da Semana do Mar, que traz vários navios à cidade, como o Escola Sagres, e diversas iniciativas à frente ribeirinha.

Sentado à mesa com o presidente da Câmara Municipal e com o Capitão do Porto de Setúbal, Frederico Nascimento revelou que os fundadores do Rotary Club de Setúbal, “entre os anos de 1942 e 1944”, foram, justamente, o então “presidente da autarquia, Coronel Bento Roma, e o Capitão do Porto da cidade, Comandante Sá Linhares”.

O convívio contou ainda com a presença de presidentes de outros clubes do Rotary, bem como de representantes municipais de algumas freguesias da cidade e outras entidades do concelho, como o presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Marina Futura infra-estrutura vai custar 60 milhões de euros

O presidente da Câmara Municipal revelou durante o jantar-conferência do Rotary Club de Setúbal, realizado na quinta-feira, que a construção da futura marina de Setúbal, cujo projecto está a ser elaborado pela autarquia e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, (APSS), representa um investimento de 60 milhões de euros.

“O município e a administração portuária têm trabalhado em parceria para a concretização deste investimento prioritário, para a qualificação da oferta náutica de Setúbal e para o ordenamento do Estuário e sua utilização, além da requalificação e revitalização da frente ribeirinha de toda a cidade”, disse André Martins.

De acordo com o autarca, “durante o primeiro semestre deste ano” será entregue na Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma proposta que definirá, de forma clara e participada, os indicadores e pressupostos que “presidiram à elaboração do necessário estudo de impacte ambiental”.

Além da construção da nova marina, a APSS prevê investimentos ferroviários na ordem dos 140 milhões de euros, bem como o reforço do Hub Náutico de Recreio, com o desenvolvimento da Vila Náutica.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -