28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoComando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de...

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência dos vídeos e comentários publicados nas redes sociais

O Comando dos Bombeiros Voluntários do Montijo emitiu um comunicado a repudiar “qualquer tentativa de denegrir a imagem” da corporação, no combate ao incêndio desta sexta-feira que consumiu uma habitação no centro da cidade.

- PUB -

No documento (publicado abaixo na íntegra), explica ainda a actuação dos operacionais e lamenta “a triste forma” como são tratados os bombeiros. “Bombeiros estes que, já por inúmeras vezes, mostraram o seu valor em defender pessoas e bens não só no concelho do Montijo mas também em todo o País”, afirma.

Comunicado

Incêndio urbano na Rua Machado Vaz, nº12

- PUB -

Hora alerta: 15:17
Hora Chegada TO: 15:30

Existem vários vídeos nos Órgãos de Comunicação Social e redes sociais que demonstram operações de combate, que descontextualizadas, colocam em causa a instituição Bombeiros do Montijo, uma vez que todas a decisões foram tomadas em função da recolha e tratamento da informação no momento.
De acordo com os procedimentos normalizados de aplicação do processo de decisão operacional, foram implementas as fases previstas na Marcha Geral das Operações, efetuada a recolha de informação, avaliação dos riscos e atribuída ordem de missão às duas equipas que, rapidamente, se dirigiram para o interior para proceder ao reconhecimento e salvamento das vítimas.
Estabelecidos os meios para ataque, após a chegada dos meios de reforço ao Teatro de Operações, Veículo Escada30 e Veículo combate urbano 02, foram estabelecidos meios de proteção às exposições exteriores de modo a garantir a segurança dos edifícios adjacentes.
As dificuldades operacionais que levaram a resultado mais demorado e menos conseguido no resgate da criança, deveram-se ao facto de em todos os momentos não existir uma informação clara e concisa sobre a localização exata, tendo as equipas de primeira intervenção perdido demasiado tempo na busca e salvamento em detrimento do combate, uma vez que à chegada do 1º veículo de combate, a vítima de 60 anos já teria saltado do telhado, deixando para trás a bebé. As outras duas crianças já se encontravam a salvo, informação que nos foi chegando aos poucos e sem confirmação.
Assim, repudio qualquer tentativa de denegrir a imagem deste centenário corpo de Bombeiros assim como a triste forma como se dirigem aos Bombeiros do Montijo, Bombeiros estes que, já por inúmeras vezes, mostraram o seu valor em defender pessoas e bens não só no Concelho do Montijo mas também em todo o País.
São estes Bombeiros que estão sempre prontos para proteger a população que servem, são estes Bombeiros que ficam noites fora da sua família para que as vossas famílias durmam descansadas, são estes Bombeiros que dão a vida deles pela sua vida.
Criticar através de um teclado é fácil, filmar o que dá jeito é simples, ser Bombeiro Voluntário e defensor de pessoas, animais e bens já se torna difícil para o comum dos mortais.

Bombeiros Voluntários do Montijo
Ao seu lado desde 1909
“Vida por Vida”
O comandante
Pedro Ferreira

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -