8 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoComando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de...

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência dos vídeos e comentários publicados nas redes sociais

O Comando dos Bombeiros Voluntários do Montijo emitiu um comunicado a repudiar “qualquer tentativa de denegrir a imagem” da corporação, no combate ao incêndio desta sexta-feira que consumiu uma habitação no centro da cidade.

- PUB -

No documento (publicado abaixo na íntegra), explica ainda a actuação dos operacionais e lamenta “a triste forma” como são tratados os bombeiros. “Bombeiros estes que, já por inúmeras vezes, mostraram o seu valor em defender pessoas e bens não só no concelho do Montijo mas também em todo o País”, afirma.

Comunicado

Incêndio urbano na Rua Machado Vaz, nº12

- PUB -

Hora alerta: 15:17
Hora Chegada TO: 15:30

Existem vários vídeos nos Órgãos de Comunicação Social e redes sociais que demonstram operações de combate, que descontextualizadas, colocam em causa a instituição Bombeiros do Montijo, uma vez que todas a decisões foram tomadas em função da recolha e tratamento da informação no momento.
De acordo com os procedimentos normalizados de aplicação do processo de decisão operacional, foram implementas as fases previstas na Marcha Geral das Operações, efetuada a recolha de informação, avaliação dos riscos e atribuída ordem de missão às duas equipas que, rapidamente, se dirigiram para o interior para proceder ao reconhecimento e salvamento das vítimas.
Estabelecidos os meios para ataque, após a chegada dos meios de reforço ao Teatro de Operações, Veículo Escada30 e Veículo combate urbano 02, foram estabelecidos meios de proteção às exposições exteriores de modo a garantir a segurança dos edifícios adjacentes.
As dificuldades operacionais que levaram a resultado mais demorado e menos conseguido no resgate da criança, deveram-se ao facto de em todos os momentos não existir uma informação clara e concisa sobre a localização exata, tendo as equipas de primeira intervenção perdido demasiado tempo na busca e salvamento em detrimento do combate, uma vez que à chegada do 1º veículo de combate, a vítima de 60 anos já teria saltado do telhado, deixando para trás a bebé. As outras duas crianças já se encontravam a salvo, informação que nos foi chegando aos poucos e sem confirmação.
Assim, repudio qualquer tentativa de denegrir a imagem deste centenário corpo de Bombeiros assim como a triste forma como se dirigem aos Bombeiros do Montijo, Bombeiros estes que, já por inúmeras vezes, mostraram o seu valor em defender pessoas e bens não só no Concelho do Montijo mas também em todo o País.
São estes Bombeiros que estão sempre prontos para proteger a população que servem, são estes Bombeiros que ficam noites fora da sua família para que as vossas famílias durmam descansadas, são estes Bombeiros que dão a vida deles pela sua vida.
Criticar através de um teclado é fácil, filmar o que dá jeito é simples, ser Bombeiro Voluntário e defensor de pessoas, animais e bens já se torna difícil para o comum dos mortais.

Bombeiros Voluntários do Montijo
Ao seu lado desde 1909
“Vida por Vida”
O comandante
Pedro Ferreira

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -