26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoEscolas secundárias e básicas fechadas em Montijo por greve de professores e...

Escolas secundárias e básicas fechadas em Montijo por greve de professores e funcionários

Apenas a Escola Primária do Afonsoeiro e a Escola Rosa dos Ventos abriram hoje portas. Professores recusam municipalização da Educação

Pelo terceiro dia consecutivo a Escola Secundária Jorge Peixinho está encerrada. E hoje não é a única a estar de portas fechadas no Montijo. A greve dos professores alastrou-se, nesta sexta-feira, a uma boa parte dos estabelecimentos de ensino locais, contando com a adesão do pessoal não docente.

- PUB -

Além da Jorge Peixinho, estão encerradas a secundária Poeta Joaquim Serra, a Básica Integrada do Esteval, a D. Pedro Varela e a escola do Areias. A funcionar estão apenas a Escola Primária do Afonsoeiro e a Rosa dos Ventos.

Esta manhã, professores e funcionários juntaram-se, em acção de protesto por melhores condições e contra a municipalização da Educação, junto a vários dos estabelecimentos de ensino.

Às entradas da secundária Jorge Peixinho e da básica D. Pedro Varela foram várias as dezenas de docentes, assistentes operacionais e até alunos que marcaram presença, exibindo cartazes e algumas tarjas de reivinidcação.

- PUB -

 

Um dos principais protestos dos docentes prende-se com a transferência da competência da administração central para os municípios em matéria de Educação. Sobretudo, no que toca à colocação de professores. Os docentes não aceitam que o processo passe a ser decidido pelas autarquias, conforme frisou Goreti da Costa, 40 anos, que dá aulas na secundária Jorge Peixinho.

“Não aceitaremos a municipalização [da Educação]. Acima de tudo a forma de recrutamento de professores. Não queremos ser contratados mediante critérios dúbios e que desconhecemos”, afirmou a docente, que lembrou ainda a luta por melhorias salariais que acompanhem a inflação.

- PUB -

A versão da docente é bem acolhida e ainda mais vincada por João Afonso, vereador do PSD na Câmara Municipal do Montijo, que esta manhã acompanhou o decorrer dos protestos junto a várias escolas.

“O PSD do Montijo entende que a colocação dos professores deve manter-se no Ministério da Educação, para evitar a situação de compadrio. Se afectarmos essa competência aos municípios, não tenho grande dúvida de que os partidos locais irão tomar conta da colocação dos professores e a meritocracia e a classificação objectiva deixarão de existir”, disse o autarca.

Certo para já é que na próxima segunda-feira a Escola Secundária Jorge Peixinho, pelo menos, continuará de portas encerradas e as acções de luta vão prosseguir, garantiram professores e funcionários.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -