24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoTranstejo confirma barcos eléctricos e estação de carregamento para Montijo

Transtejo confirma barcos eléctricos e estação de carregamento para Montijo

Primeiro dos pontos de carregamento para Seixal, Cacilhas, Montijo e Cais do Sodré está previsto ser instalado até final de Junho de 2023

 

- PUB -

Sem avançar a data prevista para o início da operação, a Transtejo confirma que a travessia fluvial entre Montijo e Lisboa vai passar a ser assegurada pelos novos navios de propulsão eléctrica.

“A entrada ao serviço dos novos navios eléctricos, os quais irão substituir os actuais navios que operam nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal, ocorrerá após a sua chegada e a formação das respectivas tripulações”, afirma a Transtejo, em resposta a um conjunto de questões enviadas por O SETUBALENSE, depois de na reunião pública do executivo municipal do Montijo, realizada no passado dia 14, o presidente da autarquia ter transmitido que os novos barcos não viriam a efectuar as ligações entre o Cais do Seixalinho e a capital.

Na sessão de câmara, Nuno Canta ressalvou que recolheu a informação de forma “não oficial”, mas junto de “pessoas responsáveis”, e explicou que o problema se prenderia com a capacidade de autonomia das novas embarcações.

- PUB -

“O que sabemos é que esses barcos não poderão vir para o Montijo, porque não têm capacidade de bateria para ir e vir. Teria de haver uma situação de ficarem cá a carregar [a bateria]”, disse então o autarca socialista, antes de reforçar que a nova frota estaria destinada a efectuar as travessias de “menor distância de atravessamento do rio”.

A Transtejo garante, no entanto, que não só os actuais catamarãs serão substituídos pelos novos navios como adianta ainda que será instalado um ponto de carregamento energético no Cais do Seixalinho. E avança até com a data estimada para a instalação do primeiro.

“Sobre as estações de carregamento eléctrico, as quais vão ser instaladas nos terminais fluviais do Seixal, do Cais do Sodré, de Cacilhas e do Montijo, prevê-se que a primeira deva ser executada até ao final do primeiro semestre de 2023.”

- PUB -

O processo de construção dos 10 novos barcos que virão renovar a frota da Transtejo ainda “está em curso nas instalações dos Estaleiros Gondán, nas Astúrias, Espanha”, mas, tal como O SETUBALENSE revelou na passada sexta-feira, já foi dado início à fase de testes.

“No passado dia 18 de Novembro, foi realizada a viagem inaugural do navio ‘Leader Cegonha-Branca’ [na foto], no rio Eo nas Astúrias,  momento em que marcaram presença o Conselho de Administração da Transtejo, as equipas técnicas responsáveis pela execução e acompanhamento da construção faseada da nova frota de propulsão eléctrica”, indica a empresa responsável pelo transporte público fluvial entre Lisboa e a margem sul do Tejo.

A terminar, a Transtejo salienta que, para já, “não se encontram identificadas quaisquer alterações de duração de percurso nas três ligações fluviais [Cacilhas, Montijo e Seixal]”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -