29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMinistra e Procuradora-Geral da República abrem sexta edição do Fórum Abrigo

Ministra e Procuradora-Geral da República abrem sexta edição do Fórum Abrigo

Evento está de regresso ao Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida para debater futuro das crianças em risco

 

- PUB -

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, vão participar na sessão de abertura do VI Fórum Abrigo, que vai decorrer no próximo dia 23 no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo.

O evento, de carácter bienal e que visa debater as problemáticas ligadas à criança, arranca pelas 9h30 e, na abertura, contará ainda com intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, e Jacinto Pereira, presidente da direcção da associação Abrigo.

O primeiro painel, com início previsto para as 11h15, vai apresentar reflexões do professor Javier Urra, autor do best seller “O pequeno Ditador”, e do historiador José Pacheco Pereira, sobre as crianças em risco e as famílias no pós-pandemia.

- PUB -

À tarde, a partir das 14h45, será debatido o tema “Crianças vs Famílias vs Estado – Dinâmicas e Actualidade”, com académicos e investigadores de várias instituições, como o ISCTE, a Universidade do Minho, o Politécnico do Porto e a Universidade de Oxford (Reino Unido). Em cima da mesa vão estar os novos modelos de acolhimento.

A iniciativa vai contar ainda com várias personalidades da área política e representantes de diversas instituições locais e nacionais de referência.

“Este é um momento oportuno para a VI edição do Fórum Abrigo e para se discutirem os problemas crescentes que atingem estes públicos-alvo, não só devido à covid-19, mas também à conjuntura que vivemos. Dificuldades para as quais as instituições e os seus técnicos têm de estar despertas e definir modelos de resposta em conformidade”, considera Jacinto Pereira, na projecção à iniciativa.

- PUB -

A sessão de encerramento, pelas 17 horas, vai contar com Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Maria Rosário Farmhouse, que preside à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, e João Castilho, presidente da Assembleia Geral da Abrigo.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -