25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasJovem montijense já colhe frutos no mundo dos disc-jockeys

Jovem montijense já colhe frutos no mundo dos disc-jockeys

Afonso Fernandes, conhecido como DJ Aldeano, deixou rendido o júri da recente edição do Young DJ Contest, que conquistou

 

- PUB -

Iniciou-se na arte de “meter” música com 16 anos. Hoje, aos 21, começa a ser reconhecido pelo talento empregue nas sequências musicais que produz. Um talento que já lhe dá frutos. Afonso Fernandes (aka DJ Aldeano) foi o vencedor do Young DJ Contest – concurso promovido pela Câmara Municipal do Montijo para jovens ‘disc-jockeys’ –, cuja final decorreu no passado dia 5, na Sociedade 1.º de Dezembro.

E a conquista ganha até relevância acrescida, se for tida em linha de conta que esta edição do certame foi a mais participada de sempre e que, face à qualidade evidenciada pelos participantes, o júri – composto por GAMIIX; Kiss Kiss Bang Bang; e Noise Tribe – decidiu alargar de três para seis o número de concorrentes a marcar presença na final.

O triunfo acabou assim por ter sabor especial. Redobrado até, já que inicialmente não estava nas cogitações do jovem montijense. “Nunca pensei que poderia lá chegar. Levei muito na cabeça [para participar]. Disseram-me: ‘acredita’, ‘vai’, ‘tu consegues’… e, no fim, aconteceu o 1.º lugar”, confessa Afonso Fernandes, que não esconde os estilos musicais preferidos. “Sempre gostei de tudo um pouco, apesar de a minha onda ser anos 80 e 90, Rock e Pop Rock”, indica.

- PUB -

Um gosto que se entrelaça na paixão de “soltar” música, resultante, em grande parte, de influências familiares. “A paixão surgiu a partir da minha família, que sempre esteve ligada à área musical”, revela. “O meu avô esteve muitos anos ligado às rádios. Esteve na Rádio Impacto, que era do Montijo, e na Rádio Eco, que era em Alcochete. E agora tem um grupo de karaokes, denominado JM Karaokes, onde os elementos são todos da minha família”, conta, para adiantar logo de seguida: “JM vem de José Miguel, que é meu primo, depois [o grupo] tem o meu avô, António Luís [Fernandes], e ainda o Luís Domingos. Daí eu estar ligado à música. Mas tenho um grande amigo, José Guerreiro – mais conhecido por DJ Fuzo –, que também me tem ajudado ao longo do tempo e daí veio mais a minha paixão por querer ser DJ.”

Orgulho em ser aldeano

E juntamente com a paixão vem a dedicação. “Todos os dias estou a trabalhar na música”, afirma Afonso Fernandes, para quem a construção de um ‘set’, ou sequência musical, não tem segredos. “Quanto tempo demora? Depende do tempo da pessoa. Às vezes faz-se no dia, mas só sai dois dias depois ou até muito mais”, admite.

- PUB -

Certo é que esta é uma arte dispendiosa. “Sim, é preciso investir muito em equipamento”, garante. Porém, para produzir um trabalho que permita vencer um concurso como o Young DJ Contest não é necessário tanto. Fundamental é “a pessoa empenhar-se no trabalho e ir tentar”, considera o jovem que, enquanto DJ, sonha em “chegar ao top”. E, de permeio, ter oportunidades de “meter som em festas dos anos 70, 80, 90, e em festas de Rock”.

A finalizar, Afonso Fernandes explica porque adoptou a designação de DJ Aldeano, que apenas pode surpreender quem possa desconhecer a história montijense. “Em representação da minha cidade e pelo que sinto pela minha terra, que é um grande orgulho. Tenho orgulho em ser aldeano [habitante de Montijo, que outrora se designou Aldeia Galega]”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -