4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroUtentes protestam amanhã contra "fecho" de serviço de obstetrícia no Barreiro

Utentes protestam amanhã contra “fecho” de serviço de obstetrícia no Barreiro

Concentração está marcada para as 18 horas, junto à unidade hospitalar

 

- PUB -

As comissões de utentes do Arco Ribeirinho – Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete – convocaram para amanhã uma manifestação contra um futuro encerramento da urgência de obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM). A concentração está agendada para as 18 horas, junto às instalações da unidade hospitalar do Barreiro.

Em comunicado, as comissões de utentes dizem-se “preocupadas” com as recentes “notícias veiculadas pela Comunicação Social”, a propósito da proposta da Comissão de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos recomendar o fecho do serviço no CHBM, a par dos de Vila Franca de Xira, Covilhã e Castelo Branco.

“Numa situação de enorme fragilidade, esse encerramento obrigará à deslocação das grávidas para outros hospitais mais distantes, quando existe um CHBM que deve servir para essa função, sem colocar em risco as mães e os seus bebés”, afirmam as comissões de utentes do Arco Ribeirinho. Ao mesmo tempo, lembram que “a perda de uma valência tão relevante para a população” virá “agravar um cenário de constantes perdas de outros serviços importantes” naquele centro hospitalar, o que “prejudica o serviço público de saúde necessário para a população”. A referida valência, consideram, é “necessária ao futuro e progresso da sociedade, num hospital de referência”.

- PUB -

Fonte próxima de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, garantiu na passada quinta-feira a O SETUBALENSE que os três serviços de urgência de obstetrícia na região – Barreiro/Montijo, Setúbal e Almada – vão manter-se abertos, não obstante o teor da proposta da comissão de acompanhamento. Na véspera o ministro, em entrevista à RTP3, dissera que até final deste ano nenhuma maternidade seria fechada e que a decisão sobre a matéria só seria tomada em 2023.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -