18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDia de Bocage e de Setúbal passa a ser “Festas da Cidade”...

Dia de Bocage e de Setúbal passa a ser “Festas da Cidade” com programa alargado e abrangente

Compromisso assumido pelo presidente da autarquia nas comemorações do nascimento do poeta sadino e da elevação de Setúbal a cidade

 

- PUB -

Com o dia 15 de Setembro a revestir-se de especial significado para os setubalenses, ao assinalar o aniversário de Bocage e a elevação de Setúbal a cidade, as comemorações vão para o ano passar a designar-se “Festas da Cidade”.

O compromisso foi ontem assumido, “com confiança”, pelo presidente da Câmara Municipal no Fórum Luísa Todi, a partir do qual explicou que as festividades “decorrerão num tempo alargado e com um programa abrangente, que envolverá mais agentes culturais e desportivos e agentes económicos, em especial do comércio e restauração”.

“Queremos promover Setúbal, as nossas gentes e o melhor que temos neste território de referência”, expressou André Martins no Dia de Bocage e da Cidade. Antes, afirmou que é ao poeta, nascido há 257 anos, que se dedicam “as maiores homenagens”, ao ser “o verdadeiro coração da cidade”.

- PUB -

“Retribuímos-lhe a ousadia mantendo-o vivo na nossa memória e na dos vindouros, mantendo-o vivo nas ruas da cidade, na música que tocamos e nas palavras que cantamos”.

Com “as suas obras” e o seu “talento”, o edil diz que “é a cidade de Bocage que motiva e que faz caminhar sempre sem parar para que seja ainda feita Mais Cidade, Mais Setúbal”. “Este é o caminho que fazemos aqui, mas também em Azeitão, Gâmbia, Pontes, Alto da Guerra e Praias do Sado. Setúbal é uma marca de referência. A força da marca e da notoriedade deve-se ao que tem sido feito ao longo dos últimos 20 anos”, sublinhou.

Em seguida, afirmou que Setúbal é “hoje uma cidade melhor”, ao ter deixado “de ser a cidade sombria, deprimida, sem orgulho”. “Estamos perante o resultado de anos de gestão municipal virada para os munícipes e para a qualificação e valorização do concelho.

- PUB -

Devolvemos a Setúbal o brilho que nunca deveria ter perdido”, considera.

Autarca aguarda com “serenidade” inquérito sobre refugiados

Na sua intervenção, fez igualmente questão de referir alguns dos temas que têm marcado a actualidade no concelho sadino. Sobre a recepção de refugiados da Ucrânia por russos, explicou continuar a “aguardar com serenidade o resultado dos inquéritos”.

“Falo da cidade e da terra de que alguns se dizem defensores, mas cujo prestígio e imagem tudo fizeram para prejudicar e para isso não pouparam meios, aproveitando a oportunidade só para se promoverem pessoal e partidariamente”, atirou.

Já no que diz respeito “às deficiências de funcionamento da Carris Metropolitana”, deixou “uma palavra de compreensão e solidariedade aos habitantes afectados” e relembrou que esta semana “foi dado um prazo ao operador [Alsa Todi] para informar [até hoje] quais as capacidades existentes para prestar o serviço sem falhas”.

“Marcámos, simultaneamente, uma reunião com a população para dia 20 de Setembro para avaliar a credibilidade da informação que nos será fornecida e o cumprimento dos compromissos que terão de ser assumidos pela empresa”, frisou.

Foi ainda mencionado pelo autarca “o retorno dos serviços de abastecimento de água à gestão pública, depois de 25 anos de gestão privada em resultado de opções erradas tomadas por quem governou a autarquia em mandatos anteriores”.

“O retorno deste serviço, que nunca deveria ter deixado de ser público, permite finalmente a adopção de medidas há muito esperadas e alterações significativas na formação dos preços da água no nosso concelho”, sublinhou.

A concluir, o presidente da edilidade sadina adiantou que está previsto, para 2023, “um novo ciclo de iniciativas necessárias ao concelho”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -