17 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal apresenta o melhor carapau do País à mesa de mais de...

Setúbal apresenta o melhor carapau do País à mesa de mais de 50 restaurantes

Alimados ou assados no carvão e até em sopa, a qualidade do pescado sadino vai estar em destaque ao longo de dez dias

 

- PUB -

Eh carapau! São 51 restaurantes que ao longo de dez dias vão mostrar Setúbal como capital ímpar deste pescado e da respectiva arte de o confeccionar. A Semana do Carapau arranca já na próxima sexta-feira e prolonga-se até 11 de Setembro, dando a conhecer a qualidade do pescado fresco e as mais diversas formas possíveis de o degustar.

O evento, que integra a estratégia de promoção gastronómica e turística adoptada pelo município setubalense, está de volta e promete aguçar o palato de todos os que visitarem os estabelecimentos de restauração aderentes. E a razão é simples, conforme resume a autarquia sadina, responsável pela organização da iniciativa. “O evento gastronómico dá a provar receitas tradicionais, como carapaus alimados ou assados no carvão, e outras inovadoras, como uma sopa de carapau com croutons e alecrins.”

Mas a riqueza desta Semana do Carapau não se fica pelo prato. Vai mais além, até porque engloba outras actividades, como um passeio interpretativo subordinado ao tema “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”, agendado para o próximo dia 10 a partir das 10 horas. Promovido pela Docapesca – entidade que volta a apoiar a realização desta semana gastronómica –, o passeio apresenta um “cariz pedagógico”, já que “dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados”. Os interessados em participar podem inscrever-se em https://bit.ly/3puXS5m.

- PUB -

Outra das actividades “à margem” da mesa dos restaurantes aderentes acontece no encerramento da Semana do Carapau. Trata-se da iniciativa “Encontros Prováveis”, que vai levar os participantes à Mercearia Confiança de Troino e que engloba ainda “uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, na qual os pratos confeccionados são acompanhados de vinhos da região”, indica o município. As inscrições devem ser efectuadas em https://tinyurl.com/nhf4zpa8. As duas actividades são gratuitas e as inscrições estão abertas até ao próximo dia 6.

Espaços aderentes

Os espaços aderentes à Semana do Carapau são, de acordo com a autarquia, os seguintes: “490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, a Adega dos Garrafões, a Água Salgada, a Alface Filha, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa de Pasto Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Anzol, O Batareo, O Convés e O Jacques”. A estes há ainda a juntar: “O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Chico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado e Verde e Branco”.

- PUB -

A iniciativa “integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objectivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, sublinha a edilidade, a concluir.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -