30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal apresenta o melhor carapau do País à mesa de mais de...

Setúbal apresenta o melhor carapau do País à mesa de mais de 50 restaurantes

Alimados ou assados no carvão e até em sopa, a qualidade do pescado sadino vai estar em destaque ao longo de dez dias

 

- PUB -

Eh carapau! São 51 restaurantes que ao longo de dez dias vão mostrar Setúbal como capital ímpar deste pescado e da respectiva arte de o confeccionar. A Semana do Carapau arranca já na próxima sexta-feira e prolonga-se até 11 de Setembro, dando a conhecer a qualidade do pescado fresco e as mais diversas formas possíveis de o degustar.

O evento, que integra a estratégia de promoção gastronómica e turística adoptada pelo município setubalense, está de volta e promete aguçar o palato de todos os que visitarem os estabelecimentos de restauração aderentes. E a razão é simples, conforme resume a autarquia sadina, responsável pela organização da iniciativa. “O evento gastronómico dá a provar receitas tradicionais, como carapaus alimados ou assados no carvão, e outras inovadoras, como uma sopa de carapau com croutons e alecrins.”

Mas a riqueza desta Semana do Carapau não se fica pelo prato. Vai mais além, até porque engloba outras actividades, como um passeio interpretativo subordinado ao tema “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”, agendado para o próximo dia 10 a partir das 10 horas. Promovido pela Docapesca – entidade que volta a apoiar a realização desta semana gastronómica –, o passeio apresenta um “cariz pedagógico”, já que “dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados”. Os interessados em participar podem inscrever-se em https://bit.ly/3puXS5m.

- PUB -

Outra das actividades “à margem” da mesa dos restaurantes aderentes acontece no encerramento da Semana do Carapau. Trata-se da iniciativa “Encontros Prováveis”, que vai levar os participantes à Mercearia Confiança de Troino e que engloba ainda “uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, na qual os pratos confeccionados são acompanhados de vinhos da região”, indica o município. As inscrições devem ser efectuadas em https://tinyurl.com/nhf4zpa8. As duas actividades são gratuitas e as inscrições estão abertas até ao próximo dia 6.

Espaços aderentes

Os espaços aderentes à Semana do Carapau são, de acordo com a autarquia, os seguintes: “490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, a Adega dos Garrafões, a Água Salgada, a Alface Filha, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa de Pasto Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Anzol, O Batareo, O Convés e O Jacques”. A estes há ainda a juntar: “O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Chico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado e Verde e Branco”.

- PUB -

A iniciativa “integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objectivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, sublinha a edilidade, a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -