26 Janeiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTítulo de campeão do mundo de triplo salto vale nova homenagem da...

Título de campeão do mundo de triplo salto vale nova homenagem da Câmara Municipal a Pedro Pichardo

Cerimónia acontece pelas 18 horas no Complexo de Atletismo no Vale da Rosa depois do atleta ter conseguido a melhor marca mundial do ano

 

- PUB -

O atleta Pedro Pichardo é amanhã homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal pela conquista do título mundial do triplo salto, nos Estados Unidos da América, no passado dia 24 de Julho. A cerimónia pública, com início pelas 18 horas, acontece no Complexo Municipal de Atletismo, no Vale da Rosa, onde o atleta de 29 anos treina diariamente.

A homenagem é organizada depois de Pedro Pablo Pichardo ter conseguido na madrugada de 24 de Julho, em Eugene, a melhor marca mundial do ano, ao ter saltado 17,95 metros logo no primeiro ensaio da final da competição.

“A marca que deu o primeiro título mundial ao atleta português nascido em Cuba ficou a apenas três centímetros do próprio recorde nacional, alcançado há um ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, onde registou 17,98 metros”, relembra a autarquia em comunicado.

- PUB -

Pedro Pichardo, que conseguiu o “título que estava em dívida”, “dedicou a vitória ao pai e treinador, Jorge Pichardo, à família, ao Sport Lisboa e Benfica, clube que representa, a Portugal e também às câmaras municipais de Setúbal, onde encontra as condições de treino para uma carreira de sucesso, e de Palmela, concelho onde reside”.

O atleta obteve “a única medalha em Eugene para Portugal e a sétima de ouro de atletas portugueses na história dos campeonatos”. Com “uma carreira coroada de êxitos”, o triplista, “nascido em Cuba e naturalizado português, participou em 2013 pela primeira vez nos mundiais, ficando a poucos centímetros do ouro”.

No ano seguinte “conseguiu o melhor triplo salto do ano e ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta”, enquanto em 2015 “entrou para a história por vários motivos”.

- PUB -

“Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata nos Campeonatos do Mundo e esteve envolvido na “melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia”.

No mesmo ano, mas em Havana, Cuba, saltou 18,08 metros, “recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e que o coloca como quinto melhor atleta de sempre nesta disciplina”.

Chegado o ano de 2017, “assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas”. Em 2018, por sua vez, “tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano”.

No entanto “o ponto mais alto da carreira de Pichardo foi atingido nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com o ouro, a que junta agora, com prestígio equiparado, o ouro nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Eugene 2022”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -