26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroTeresa Carneiro é a nova presidente do Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Teresa Carneiro é a nova presidente do Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Direcção clínica não sofre alteração: Ana Teresa Xavier vai manter-se no cargo

 

- PUB -

Maria Teresa Carneiro, 62 anos, vai presidir ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM). Substitui no cargo Pedro Lopes, que transita para o Centro Hospitalar de Setúbal para exercer a mesma função, conforme noticiou O SETUBALENSE no passado dia 10.

Natural de Lisboa, Teresa Carneiro foi chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, no XXI Governo, entre 2018 e 2019. Vai ser acompanhada, no Conselho de Administração do CHBM, pelos vogais Miguel Rodrigues e Jorge Pinto. A direcção clínica mantém-se entregue a Ana Teresa Xavier – que é membro da Assembleia Municipal do Barreiro, pelo PSD – e a função de enfermeiro director passa a estar a cargo de José Filipe Nunes, apurou O SETUBALENSE.

Teresa Carneiro tem pós-graduações “em Direito do Trabalho (2015) e Bioética (2017), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”, onde concluiu também a licenciatura “em Direito (2003-2009)”, lê-se no currículo da responsável que se prepara para assumir a administração do CHBM. É ainda licenciada “em Enfermagem (1979-1982) e habilitada com os cursos de ‘Especialização em Enfermagem de Reabilitação’ (1991-1993) e ‘Estudos Superiores Especializados em Administração dos Serviços de Enfermagem’ (1997-1999)”.

- PUB -

Desempenhou o cargo de “vogal executiva do Conselho de Administração, em funções de enfermeira directora, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil entre 2012 e 2018, com a tutela dos serviços de Gestão dos Recursos Humanos, Gabinete Jurídico e Esterilização”, adianta a nota curricular. De 1999 a 2004 foi também vogal executiva, em funções de enfermeira directora, do Conselho de Administração do Hospital de São José – onde, no mesmo período, presidiu à Comissão de Enfermagem, entre outras funções – e conselheira do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros entre 2008 e 2012, além de integrar a Comissão de Ética para a Investigação Científica desde 2005.

Ao vasto currículo – que contempla ainda participações enquanto “presidente e membro de júris de diferentes procedimentos concursais de acesso e promoção de pessoal no âmbito da administração pública”, assim como de “júris de diferentes comissões de escolha para aquisição de material clínico, equipamento hospitalar e assistência técnica de equipamentos médico-cirúrgicos de suporte de vida” – prepara-se agora para juntar a nova função de presidente do Conselho de Administração do CHBM.

Administração hospitalar Setúbal recebe presidente e vogais do Barreiro

A maioria do Conselho de Administração do CHBM vai assumir as mesmas funções no Centro Hospitalar de Setúbal. Pedro Lopes passa a ser o novo presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar setubalense, sucedendo a Manuel Roque no cargo. Do Barreiro, com o novo responsável, vêm ainda João Pedro Santos e Sónia Bastos como vogais. O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, apurou ainda O SETUBALENSE, fica completo com Irene Ferreira, como directora clínica, e Violante Nunes, como enfermeira directora.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -