12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFestanima leva dois palcos às Escarpas de Santos Nicolau com Toy e...

Festanima leva dois palcos às Escarpas de Santos Nicolau com Toy e Rosinha como cabeças de cartaz

A gastronomia volta a ser destaque numa festa onde vão estar dez tasquinhas com petiscos no carvão e sabores do mar

- PUB -

Durante dez dias as Escarpas de Santos Nicolau voltam a estar em festa. É o Festanima que regressa entre 15 e 24 de Julho, depois de dois anos sem se realizar devido à pandemia. Agora, a festa foi reforçada com dois palcos, que não param.

A maior festa do movimento associativo da freguesia de São Sebastião, Setúbal, tem nesta edição, a 18.ª, como cabeças de cartaz o cantor sadino Toy e Rosinha, isto num programa que apresenta várias actuações musicais, gastronomia, exposições, mostra de actividades proporcionadas pelas associações e colectividades participantes, vários divertimentos e um fim de festa com fogo-de-artifício.

Com organização da Junta de Freguesia de São Sebastião, que passou a substituir a Associação de Festas Populares de São Sebastião, e com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a Festanima tem na gastronomia um particular destaque com dez tasquinhas onde é possível degustar vários petiscos, entre as habituais carnes grelhadas no carvão servidas no pão e um leque variado de sabores do mar.

- PUB -

Nesta edição, e sempre com uma vista privilegiada para Troia e o rio Sado, o certame vai ser dinamizado pelo Clube de Futebol “Os Sadinos”, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul, Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo, Núcleo Bicross de Setúbal, São Domingos Futebol Clube, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”, Grupo Desportivo Sport Clube do Sado e Associação Núcleo Sporting Clube Portugal Setúbal.

Destas organizações populares faziam parte outras três que, entretanto, desistiram de participar, “não devido ao preçário, mas por uma questão de logística”, explica o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa. “Durante a pandemia, as estruturas destas organizações sofreram bastante, por isso a dificuldade em estarem presentes no Festanima”, acrescenta.

A 18.ª edição do certame conta como novidades dois palcos de espectáculos, sendo que o Principal vai receber concertos e bailes, a partir das 22h00, e o palco Arraial que terá espectáculos diários sempre às 20h00.

- PUB -

A abertura do Festanima, a 15 de Julho, está marcada para as 19h00, com uma sessão de recepção aos convidados com Moscatel de Honra na sede do Núcleo Os Amigos do Bairro Santos Nicolau. Segue-se um cortejo com a Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense pelas ruas do Bairro Santos Nicolau até ao recinto da festa.

Às 20h00, é inaugurado o palco Arraial com a actuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense e, às 21h45, há intervenções pelas entidades organizadoras e parceiros.

Às 22h00, no palco Principal, a banda “àVariações” presta tributo ao cantor português António Variações. A primeira noite do certame termina com baile animado por Fátima Dias, a partir das 23h15.

No segundo dia, o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” sobe ao palco Arraial, numa noite em que o palco Principal acolhe a actuação de Susana e André, seguida de baile pelos Irmãos Cabanas.

No dia 17, o certame apresenta GRES Rio Azul, no palco Arraial, e Os Massacotes no palco Principal. A 18, a marcha do Núcleo do Bairro Santos Nicolau desfila no palco Arraial e o grupo Cantares do Sado anima o recinto no palco Principal.

Para dia 19, o programa integra a apresentação da marcha do Grupo Desportivo Independente. No palco Principal, vai ouvir-se a cantora Rosinha, numa noite que termina com baile com Hélder Cardoso e Reinaldo.

A 20, o palco Arraial acolhe uma actuação de dança pelo Noisy Crew e uma demonstração de artes marciais pelo Clube Taekwondo Du Bocage. Já no palco Principal há actuações de Íris Cruz, às 22h00, e de Lara de Assys e Pedro Ferro, a partir das 23h15. No dia seguinte, a Batucando Orquestra de Percussão anima o palco Arraial e Jorge Nice proporciona momentos de boa disposição no palco Principal.

A 22 de Julho o cabeça de cartaz é Toy, numa noite que termina com baile animado por João Carlos. Antes, às 20h00, a marcha do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” desfila no palco Arraial.

A noite de sábado, 23, é dedicada à juventude com actuações de Tiny Glant, Klave, Kontraditório, Diário Pi e Bleu, no palco Principal, isto depois do espectáculo com os Sempert’unos no palco Arraial.

O encerramento da Festanima começa com a actuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, no palco Arraial, e termina com o espectáculo “Um Zeca Diferente”, que presta homenagem a Zeca Afonso. À meia-noite, o espectáculo é pirotécnico.

 

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -