23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFestanima leva dois palcos às Escarpas de Santos Nicolau com Toy e...

Festanima leva dois palcos às Escarpas de Santos Nicolau com Toy e Rosinha como cabeças de cartaz

A gastronomia volta a ser destaque numa festa onde vão estar dez tasquinhas com petiscos no carvão e sabores do mar

- PUB -

Durante dez dias as Escarpas de Santos Nicolau voltam a estar em festa. É o Festanima que regressa entre 15 e 24 de Julho, depois de dois anos sem se realizar devido à pandemia. Agora, a festa foi reforçada com dois palcos, que não param.

A maior festa do movimento associativo da freguesia de São Sebastião, Setúbal, tem nesta edição, a 18.ª, como cabeças de cartaz o cantor sadino Toy e Rosinha, isto num programa que apresenta várias actuações musicais, gastronomia, exposições, mostra de actividades proporcionadas pelas associações e colectividades participantes, vários divertimentos e um fim de festa com fogo-de-artifício.

Com organização da Junta de Freguesia de São Sebastião, que passou a substituir a Associação de Festas Populares de São Sebastião, e com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a Festanima tem na gastronomia um particular destaque com dez tasquinhas onde é possível degustar vários petiscos, entre as habituais carnes grelhadas no carvão servidas no pão e um leque variado de sabores do mar.

- PUB -

Nesta edição, e sempre com uma vista privilegiada para Troia e o rio Sado, o certame vai ser dinamizado pelo Clube de Futebol “Os Sadinos”, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul, Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo, Núcleo Bicross de Setúbal, São Domingos Futebol Clube, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”, Grupo Desportivo Sport Clube do Sado e Associação Núcleo Sporting Clube Portugal Setúbal.

Destas organizações populares faziam parte outras três que, entretanto, desistiram de participar, “não devido ao preçário, mas por uma questão de logística”, explica o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa. “Durante a pandemia, as estruturas destas organizações sofreram bastante, por isso a dificuldade em estarem presentes no Festanima”, acrescenta.

A 18.ª edição do certame conta como novidades dois palcos de espectáculos, sendo que o Principal vai receber concertos e bailes, a partir das 22h00, e o palco Arraial que terá espectáculos diários sempre às 20h00.

- PUB -

A abertura do Festanima, a 15 de Julho, está marcada para as 19h00, com uma sessão de recepção aos convidados com Moscatel de Honra na sede do Núcleo Os Amigos do Bairro Santos Nicolau. Segue-se um cortejo com a Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense pelas ruas do Bairro Santos Nicolau até ao recinto da festa.

Às 20h00, é inaugurado o palco Arraial com a actuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense e, às 21h45, há intervenções pelas entidades organizadoras e parceiros.

Às 22h00, no palco Principal, a banda “àVariações” presta tributo ao cantor português António Variações. A primeira noite do certame termina com baile animado por Fátima Dias, a partir das 23h15.

No segundo dia, o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” sobe ao palco Arraial, numa noite em que o palco Principal acolhe a actuação de Susana e André, seguida de baile pelos Irmãos Cabanas.

No dia 17, o certame apresenta GRES Rio Azul, no palco Arraial, e Os Massacotes no palco Principal. A 18, a marcha do Núcleo do Bairro Santos Nicolau desfila no palco Arraial e o grupo Cantares do Sado anima o recinto no palco Principal.

Para dia 19, o programa integra a apresentação da marcha do Grupo Desportivo Independente. No palco Principal, vai ouvir-se a cantora Rosinha, numa noite que termina com baile com Hélder Cardoso e Reinaldo.

A 20, o palco Arraial acolhe uma actuação de dança pelo Noisy Crew e uma demonstração de artes marciais pelo Clube Taekwondo Du Bocage. Já no palco Principal há actuações de Íris Cruz, às 22h00, e de Lara de Assys e Pedro Ferro, a partir das 23h15. No dia seguinte, a Batucando Orquestra de Percussão anima o palco Arraial e Jorge Nice proporciona momentos de boa disposição no palco Principal.

A 22 de Julho o cabeça de cartaz é Toy, numa noite que termina com baile animado por João Carlos. Antes, às 20h00, a marcha do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” desfila no palco Arraial.

A noite de sábado, 23, é dedicada à juventude com actuações de Tiny Glant, Klave, Kontraditório, Diário Pi e Bleu, no palco Principal, isto depois do espectáculo com os Sempert’unos no palco Arraial.

O encerramento da Festanima começa com a actuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, no palco Arraial, e termina com o espectáculo “Um Zeca Diferente”, que presta homenagem a Zeca Afonso. À meia-noite, o espectáculo é pirotécnico.

 

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -