23 Março 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteFestas Populares de Samouco voltam à rua depois de dois anos de...

Festas Populares de Samouco voltam à rua depois de dois anos de paragem

A abertura oficial está marcada para a Praça da Liberdade. Entre as várias actuações musicais vão estar Rosinha e Toy

- PUB -

As tradicionais Festas Populares de Samouco, em Honra de Nossa Senhora do Carmo, estão de regresso a 15 e 19 de Julho, depois de dois anos de interregno devido à pandemia. A animação vai contar com as actuações de Toy e Rosinha.

A abertura oficial está marcada para as 18h30 de 15 de Julho na Praça da Liberdade. Quanto à programação, esta integra sete largadas de toiros e, na parte religiosa, a Bênção das Motorizadas pelo vigário Jorge Almeida e a Evocação a Nossa Senhora do Carmo, a 16 de Julho.

A Missa Solene em Honra da Nossa Senhora do Carmo e a procissão realizam-se a 17 de Julho, com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

- PUB -

Para Luís Maia, presidente da Associação de Festas Populares de Samouco é dado como certo que as ruas da localidade vão encher-se com centenas de pessoas, isto depois de dois anos sem se poderem realizar. “Estamos muito expectantes pelas festas deste ano, assim como a população, que tem aderido aos nossos eventos. As pessoas dizem-nos que estão muito ansiosas pelo regresso das festas”.

Ente 15 de 19 de Julho, vão actuar vários grupos musicais, com destaque para o concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e do grupo Batucando.

No dia 18 é celebrado o Dia do Samouqueiro com os tradicionais “Comes e Bebes”, e irá acontecer o concerto da cantora Rosinha. Dia 19, último dia das festas, a vila contará com a actuação de Toy, na Praça da República.

- PUB -

Entretanto, o plano de coordenação da Protecção Civil para as Festas Populares de Samouco foi aprovado, por unanimidade, na última reunião de Câmara, 6 de Julho. Um plano que foi elaborado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil em estreita articulação com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade de Saúde local, a Junta de Freguesia do Samouco e a Comissão de Festas.

“Neste plano de coordenação, eminentemente operacional, estão referenciadas as estratégias de actuação dos agentes da Protecção Civil, as suas responsabilidades, os sistemas de alerta, os planos prévios de intervenção, a estrutura de coordenação, a administração e logística, entre outras medidas preventivas, essenciais para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de protecção e socorro”, explica a autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Casal vivia com três crianças em casa com condições miseráveis no Bairro da Conceição

Menores foram retirados pela PSP e pelo INEM. Casa, sem higiene, não tinha porta nem janelas

Carro abalroa moto da PSP e deixa polícia de Setúbal em estado grave

Agente de 39 anos foi transferido para o Hospital Garcia de Orta com prognóstico reservado

Solda fria nas fechaduras deixa mil pessoas à porta da escola

Acção não foi reivindicada, sendo a segunda a registar-se no espaço de duas semanas
- PUB -