6 Dezembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPrograma da União Europeia quer ajudar empresas sadinas nas áreas da investigação...

Programa da União Europeia quer ajudar empresas sadinas nas áreas da investigação e inovação

Projecto de fundos comunitários tem como objectivo auxiliar no financiamento de investimentos

 

- PUB -

O programa ‘Horizonte Europa’, projecto da União Europeia, vai possibilitar às empresas que pretendam concorrer, incluindo os negócios sadinos que se candidatem, que obtenham financiamento para investimentos nas áreas da investigação e da inovação.

A sessão de apresentação e explicação dos referidos fundos europeus, a cargo da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) e da Agência Nacional de Inovação (ANI), acontece no Auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal (NNIES), no Mercado do Livramento, na próxima quinta-feira, dia 7.

Nuno Maia Silva, director-geral da AISET, uma das entidades organizadoras do evento, explicou a O SETUBALENSE como funciona o programa e quais os benefícios do mesmo para as empresas que pretendam concorrer.

- PUB -

“O ‘Horizonte Europa’ é um programa de fundos comunitários, de apoio a empresas para investir, que é gerido directamente por Bruxelas [Comissão Europeia] e, como tal, é aplicado a todo o país e não tem as exclusões territoriais que o PT2020 ou o PT2030, que não são relevantes no Distrito de Setúbal”, referiu.

Desta forma, garante Nuno Maia Silva que “é uma forma adicional das empresas poderem financiar projectos de investimento com recurso ao programa”.

“É um programa pouco conhecido e pouco divulgado em Portugal, daí nós [AISET] estarmos a fazer com a ANI esta sessão de apresentação e explicação sobre o funcionamento destes fundos, que é para as empresas, ou autarquias e universidades, poderem conhecer este mecanismo de financiamento e eventualmente vir a apresentar candidaturas. No fundo é uma divulgação do programa Horizonte Europa”, esclareceu.

- PUB -

Quanto ao nível de participantes, o director-geral da AISET garantiu estar positivo com a afluência à sessão de esclarecimentos.

“Esperamos ter casa cheia, com a participação de algumas dezenas de empresas. As empresas queixam-se que não têm forma de ter apoio ao investimento, portanto aqui têm uma maneira de ter outro programa que eventualmente as poderá ajudar. Espero que as empresas se mostrem interessadas em conhecer o programa”, acrescentou.

De acordo com Nuno Maia Silva, a sessão é organizada com o objectivo de mostrar o programa e ajudar todas as empresas possíveis. “Queremos levar ao conhecimento das empresas este programa europeu de apoio ao investimento, para ajudá-las exactamente a financiarem-se. Esse é o nosso principal objectivo”, disse, a concluir.

Quinta-feira Apresentação arranca com sessão de capacitação interna

O evento de apresentação do programa contará na parte da manhã com uma sessão de capacitação interna para os colaboradores da AISET e dos municípios da região de Setúbal.

No encontro vão ser abordadas várias temáticas, como o funcionamento da ‘Horizonte Europa’, quais as oportunidades de financiamento e respectivas características, como estar a par da abertura dos avisos e publicação dos programas bienais e, ainda, do ‘Funding&Tenders Portal’.

No período da tarde, por sua vez, vão ser abordadas as oportunidades da ‘Enterprise Europe Network’, existindo também espaço para uma sessão temática sobre o ‘European Innovation Council – Pathfinder’ e para reuniões individuais de esclarecimento, a decorrer no próprio dia e local e nos dias seguintes caso a procura seja elevada.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa
- PUB -