19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaTST recebe chave em mão de 290 viaturas da Iveco

TST recebe chave em mão de 290 viaturas da Iveco

Nova frota de autocarros oficialmente entregue para entrar em serviço a 1 de Julho, em Almada, Seixal e Sesimbra

 

- PUB -

As viaturas da Iveco foram oficialmente entregues à Transportes Sul do Tejo (TST), esta sexta-feira, 24, para entrarem em serviço a 1 de Julho. Os 290 autocarros “amarelos” serão operados pela transportadora na Área 3 da nova rede Carris Metropolitana, que engloba os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, na zona sudoeste da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

A chave da nova frota de autocarros da TST foi entregue pelo director comercial da Iveco em Espanha e Portugal, Fabrizio Toscano, ao director executivo da transportadora, Paulo Pires, no BlueBiz Global Parque, em Setúbal. O evento contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, entre as quais a equipa da Iveco envolvida neste negócio, assim como a equipa da TST e muitos representantes de diversas entidades, como a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a Área Metropolitana de Lisboa, a Transportes Metropolitanos de Lisboa e os municípios.

Fabrizio Toscana agradeceu toda a colaboração com a TST “nesta época tão complicada”, salientado que “a AML fez a decisão correcta para este início de uma nova era com estes autocarros com muito baixas emissões [de carbono]”.

- PUB -

O director executivo do grupo Arriva falou em exclusivo ao jornal O SETUBALENSE, mostrando-se bastante satisfeito com o alcançar deste objectivo. “Sinto-me muito bem, especialmente porque tive uma equipa a trabalhar afincadamente para garantir que conseguíamos chegar a este momento. Este objectivo não foi alcançado graças a uma pessoa, mas sim por força do trabalho de 800 pessoas que se esforçaram bastante para conseguirmos chegar a este momento e garantir que tudo irá correr da melhor maneira”, lembrou.

Iveco regressa em força ao mercado português

A Iveco está de volta ao mercado português de autocarros com viaturas que serão utilizadas na prestação de serviço público rodoviário de passageiros em 116 carreiras da região sudoeste da Grande Lisboa. A TST ganhou o Lote 3 do concurso público internacional lançado pela AML para a operação de carreiras de serviço público nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, assim como a ligação ao Barreiro, Lisboa e exterior da AML.

- PUB -

Uma das exigências do caderno de encargos para a operação da Carris Metropolitana era a idade média da frota, que teria de ser inferior a oito anos no início do contrato e seis anos no quinto ano de actividade.

O caderno de encargos também determina que todos os autocarros estejam dotados com rampa para acesso de passageiros de mobilidade reduzida, ar condicionado, sistema de informação de destino a bordo, conectividade por WiFi e entradas USB para carregamento de dispositivos móveis.

Para a Iveco, esta operação constituiu a maior entrega de sempre a uma única empresa na Península Ibérica e num período bastante curto, entre Março e Junho de 2022. O contrato prevê ainda a formação técnica específica de equipas da Iveco e do cliente, assim como a formação de motoristas.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -