6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaMarchas de Almada desfilam hoje à noite frente ao Jardim da Cova...

Marchas de Almada desfilam hoje à noite frente ao Jardim da Cova da Piedade

São nove as marchas populares que se apresentam a concurso. Este ano o desfile é na Avenida António José Gomes 

- PUB -

Em época dos Santos Populares, o São João está de regresso a Almada e promete festa um pouco por todo o concelho, depois do grande sufoco de dois anos de pandemia. O momento alto vão ser as marchas, que este ano mudaram o desfile de Cacilhas para a Cova da Piedade.

É hoje à noite, 21h00, que nove marchas a concurso vão evoluir na Avenida António José Gomes, cada uma com as suas cores, coreografia e música. Com início junto ao Hospital Particular de Almada, na Avenida Aliança Povo MFA, o desfile irá terminar no Largo 5 de Outubro, frente ao Jardim da Cova da Piedade e do chalé onde neste momento está instalada a presidência da Câmara Municipal.

O desfile abre com a Marcha Infantil – Projecto Age em Rede 4 G, coordenado pelo Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica e executado, em parceria, com a Santa Casa da Misericórdia de Almada. Segue-se a Marcha Infantil Os Costinhas.

- PUB -

Dentro do concurso, a primeira a desfilar é a Marcha do Centro Comunitário do PIA II, que traz como tema “Cais do Ginjal: Memórias da nossa gente”, segue-se a Marcha da Costa de Caparica, esta que é a primeira de que há conhecimento, sendo apontada aos anos 40; hoje vai apresentar o tema “Lá vai ela a Costa… Em arraiais”. A terceira marcha na avenida é a do Beira Mar de Almada que vai lembrar os tempos dos aguadeiros com o tema “Aguadeiros”.

Os arraiais e os festejos populares alusivos ao S. João tiveram um forte impacto, a partir do século XVI, onde a crença passou a ganhar mais importância e os arraiais passaram a ser tradição, são esses tempos que a Marcha da Al-Madan vai relembrar com trajes e com o tema “Da chita ao S. João: Almada tradição”.

A quinta a evoluir é a Marcha da Trafaria, aquela que se destacou em 1957, tendo desfilado em Lisboa, na Feira Popular, e em Setúbal, este ano os marchantes vão homenagear os bombeiros com o tema “Soldados da paz, vozes de esperança”.

- PUB -

A caminhar na sua terra, a Marcha da Cova da Piedade – SFUAP vai lembrar a Romeira Velha com o tema “As vinhas da Romeira”, a seguir vem a Marcha do Pragal que vai cantar “Até ao lavar dos cestos é vindima”, isto sobre uma localidade que já foi importante zona de viticultura.

“Chega p´ra lá não me mascarres” vai evocar os carvoeiros e lavadeiras e é protagonizado pela Marcha da Charneca. A última na avenida é vai ser a Marcha da Capa Rica com “Era uma vez… a lenda da Capa Rica”.

A 2 de Julho as marchas desfilam na final no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, às 21h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio complexo, a partir das 17h00, com o custo de 5 euros. As crianças só podem entrar a partir dos 3 anos.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -