27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaMarchas de Almada desfilam hoje à noite frente ao Jardim da Cova...

Marchas de Almada desfilam hoje à noite frente ao Jardim da Cova da Piedade

São nove as marchas populares que se apresentam a concurso. Este ano o desfile é na Avenida António José Gomes 

- PUB -

Em época dos Santos Populares, o São João está de regresso a Almada e promete festa um pouco por todo o concelho, depois do grande sufoco de dois anos de pandemia. O momento alto vão ser as marchas, que este ano mudaram o desfile de Cacilhas para a Cova da Piedade.

É hoje à noite, 21h00, que nove marchas a concurso vão evoluir na Avenida António José Gomes, cada uma com as suas cores, coreografia e música. Com início junto ao Hospital Particular de Almada, na Avenida Aliança Povo MFA, o desfile irá terminar no Largo 5 de Outubro, frente ao Jardim da Cova da Piedade e do chalé onde neste momento está instalada a presidência da Câmara Municipal.

O desfile abre com a Marcha Infantil – Projecto Age em Rede 4 G, coordenado pelo Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica e executado, em parceria, com a Santa Casa da Misericórdia de Almada. Segue-se a Marcha Infantil Os Costinhas.

- PUB -

Dentro do concurso, a primeira a desfilar é a Marcha do Centro Comunitário do PIA II, que traz como tema “Cais do Ginjal: Memórias da nossa gente”, segue-se a Marcha da Costa de Caparica, esta que é a primeira de que há conhecimento, sendo apontada aos anos 40; hoje vai apresentar o tema “Lá vai ela a Costa… Em arraiais”. A terceira marcha na avenida é a do Beira Mar de Almada que vai lembrar os tempos dos aguadeiros com o tema “Aguadeiros”.

Os arraiais e os festejos populares alusivos ao S. João tiveram um forte impacto, a partir do século XVI, onde a crença passou a ganhar mais importância e os arraiais passaram a ser tradição, são esses tempos que a Marcha da Al-Madan vai relembrar com trajes e com o tema “Da chita ao S. João: Almada tradição”.

A quinta a evoluir é a Marcha da Trafaria, aquela que se destacou em 1957, tendo desfilado em Lisboa, na Feira Popular, e em Setúbal, este ano os marchantes vão homenagear os bombeiros com o tema “Soldados da paz, vozes de esperança”.

- PUB -

A caminhar na sua terra, a Marcha da Cova da Piedade – SFUAP vai lembrar a Romeira Velha com o tema “As vinhas da Romeira”, a seguir vem a Marcha do Pragal que vai cantar “Até ao lavar dos cestos é vindima”, isto sobre uma localidade que já foi importante zona de viticultura.

“Chega p´ra lá não me mascarres” vai evocar os carvoeiros e lavadeiras e é protagonizado pela Marcha da Charneca. A última na avenida é vai ser a Marcha da Capa Rica com “Era uma vez… a lenda da Capa Rica”.

A 2 de Julho as marchas desfilam na final no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, às 21h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio complexo, a partir das 17h00, com o custo de 5 euros. As crianças só podem entrar a partir dos 3 anos.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -