27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalPIMEL completa este mês 30 anos e estreia novo Parque Urbano

PIMEL completa este mês 30 anos e estreia novo Parque Urbano

David Carreira, Fábia Rebordão, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra são os cabeças-de-cartaz de quatro dias de feira, de 23 a 26

 

- PUB -

Música, gastronomia e galas equestres compõem o ‘cartaz’ deste ano da PIMEL – Feira de Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal, que decorre de 23 a 26 deste mês no Parque Urbano da cidade, que foi renovado recentemente num investimento de 4,5 milhões de euros.

A 30.º edição da feira foi apresentada em conferência de imprensa, esta terça-feira, com o presidente da Câmara, Vítor Proença, a sublinhar que esta “é a primeira vez” que o certame, a se realiza “no novo Parque Urbano”.

- PUB -

O espaço foi intervencionado do ponto de vista urbanístico e foram criados “um parque de estacionamento com 200 lugares, corredores que melhoram a mobilidade, tasquinhas em alvenaria, casas de banho e balneários”, disse.

O novo parque é agora “um espaço bem equipado, que deixou de ter pó e lama, e a floresta de postes e fios eléctricos” e que “dá outra visibilidade a Alcácer”, acrescentou o autarca.

A PIMEL, que foi interrompida em 2020 devido à pandemia de covid-19, vai incluir exposição de gado e máquinas agrícolas, corrida de toiros, expositores diversos, concursos de mel, doçaria e petiscos, tasquinhas, ‘wine bar’, espaço infantil e animação.

- PUB -

Vítor Proença garantiu que os quatro dias de feira “vão ser muito intensos”, com destaque para os concertos de David Carreira (23), Fábia Rebordão (24), Pedro Abrunhosa (25) e Diogo Piçarra (26).

O certame vai contar com cerca de 80 expositores, incluindo 14 tasquinhas, exploradas por associações e empresários locais, e a funcionar em condições “muito melhores”, uma vez que este espaço também foi requalificado. “Não faltarão os tradicionais petiscos”, disse Vítor Proença.

As actividades relacionadas com os produtos endógenos, a doçaria tradicional e conventual e a gastronomia local vão estar em destaque, assim como o turismo, o empreendedorismo e toda a actividade económica do concelho.

No que respeita à componente equestre da PIMEL, na zona do picadeiro, vai incluir galas equestres, batismos a cavalo e atividades de ‘horse whisperer’, com domesticação, massagem e relaxamento.

O programa integra também espaço infantil, torneios de futebol para crianças e de futebol feminino, cerimónia para distinção dos atletas do concelho e concursos de petiscos, doçaria e mel.

Está igualmente prevista a actuação de grupos corais e de cantadeiras, demonstração de capoeira e animação de rua com músicos das duas sociedades filarmónica da cidade, a Amizade Visconde de Alcácer e a Progresso Matos Galamba.

 

Entrada grátis para cerca de 10 mil visitantes

 

Com entrada gratuita, a organização espera receber cerca de 10 mil visitantes, ao longo dos quatro dias do certame. As trotinetas eléctricas, que já chegaram ao concelho, estão proibidas de entrar no recinto e, para facilitar a mobilidade, sobretudo dos mais idosos, vai haver um comboio, gratuito, a fazer a ligação aos bairros da cidade.

O certame, que tem como objetivo divulgar “o melhor de Alcácer”, é organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a Associação de Agricultores de Alcácer do Sal, que esteve representada na apresentação pelo seu presidente, Francisco Vacas, e pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo.

O presidente da instituição bancária, Manuel Chotas, disse esperar uma “excelente feira, com exposição das actividades locais e projecção de Alcácer”.

O presidente da autarquia agradeceu o apoio do Caixa Agrícola, e em especial o contributo para que o recinto tenha este ano, pela primeira vez, um terminal de multibanco.

Além de Toy, a apresentação da PIMEL contou com a presença de Mónica Jardim (na foto principal, ao lado de Vítor Proença), a apresentadora de televisão que, segundo o presidente da Câmara, está a investir no concelho.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -