20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMonumento de azulejo na Praia da Saúde já foi inaugurado

Monumento de azulejo na Praia da Saúde já foi inaugurado

Banco em pedra no passeio ribeirinho nasceu numa residência artística na Arrábida

 

- PUB -

O monumento em azulejo e betão instalado na Avenida José Mourinho, na zona da Praia da Saúde, foi inaugurado este sábado, numa cerimónia breve que contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, do director da Galleria Ratton, Tiago Montegado, e das jovens artistas que criaram a peça.

O novo elemento escultório de arte urbana, intitulado “Poeticamente Habita o Homem sobre a Terra”, é da autoria das artistas plásticas Bárbara Fonte, Maria Morais, Mónica Pimentel Coelho e Sofia Pinto e resulta da primeira residência artística da Galeria Ratton, com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

A peça destaca a importância e a relação da água com o território setubalense através da tradição azulejar portuguesa e, para o município, constitui mais um passo na estratégia de valorização do espaço público e de afirmação de Setúbal como cidade de criação artística. A autarquia tem estimulado as residências artísticas para artistas e instituições de vários pontos do país e do estrangeiro.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, afirmou que a autarquia tem apostado na valorização do espaço público com a instalação de peças artísticas nos mais diversos locais. “É um caminho interessante pelo qual temos trazido, nos últimos anos, várias peças de arte à cidade e ao concelho com vista ao reforço da atratividade.”

A autarca realçou o local escolhido para a instalação, considerando que se trata de um “sítio maravilhoso, um local privilegiado e de excelência da cidade, de usufruto público, entre o rio e a serra”.

- PUB -

O monumento, construído com 378 azulejos, foi projetado por Tiago Montegado, director da Galeria Ratton, para interpretar a ideia de banco-lago, e inclui a inscrição “Procurando o fio de água que escorre por baixo dos nossos pés” pretende ser um local de descanso, à sombra dos pinheiros que crescem ao seu lado.

A água “é o foco principal da peça instalada na frente ribeirinha setubalense e manifesta-se artisticamente em várias esferas, das atividades culturais, sociais e económicas à própria geografia do território sadino, para aliar a arte ao conhecimento, aproximando-os das pessoas”, explicou Tiago Montegado.

Apesar de localizada em Lisboa, a Galeria Ratton, “tem uma forte ligação com Setúbal”, cidade “com uma riqueza, muitas vezes desconhecida, de um vasto património azulejar” e na qual já se encontram várias intervenções artísticas patrocinadas pela Galeria, caso do painel, de Andreas Stöcklein, instalado no Túnel do Quebedo.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -